O VIII Congresso da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) teve início nesta quarta-feira (13) e reuniu mais de 140 delegados dos sindicatos filiados.
O Seeb Sorocaba está sendo representado pelo presidente, Júlio Cesar Machado, o vice-presidente, Ricardo Santos Filho, o tesoureiro, José Renato Zamunér, o secretário, David Paes, o segundo tesoureiro, Marcelo Teles, o segundo secretário, Gilmar Alves e o diretor do departamento jurídico, Rodolfo Lima.
Entre as discussões do primeiro dia estão os desafios e as perspectivas do futuro da categoria, com temas sobre inovações no sistema financeiro, conjuntura política, representatividade, avanço tecnológico e garantia dos direitos dos trabalhadores.
A abertura foi conduzida pelo presidente da entidade, David Zaia, que ressaltou o contexto desafiador para os bancários e, entre os convidados presentes, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, destacou o papel sindicatos como atores políticos na busca por melhorias que beneficiem a população e preservem direitos dos trabalhadores.
Na sequência, o Diretor de Políticas de Relações Trabalhistas e Sindicais da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), Adauto de Oliveira Duarte, abordou as Perspectivas do Sistema Financeiro e destacou avanços como o Pix, a Tokenização da economia, o Drex e a inteligência artificial, e reforçou a importância do diálogo para avançar em questões que beneficiem a sociedade.
Com relação ao desenvolvimento econômico, o economista Sérgio Mendonça, trouxe uma análise sobre o combate às desigualdades e destacou o papel da categoria bancária como referência nas negociações.
Encerrando o dia, o ex deputado Federal e Ministro da Cultura do Brasil, Roberto Freire, provocou reflexões sobre o futuro do país e destacou a evolução da democracia, as mudanças na dinâmica familiar e os desafios da tecnologia.
A programação para o segundo dia de Congresso iniciou-se a partir das 10h desta quinta-feira (14), com plenária, debates das propostas para a construção de diretrizes e ações futuras, e eleição da Diretoria Executiva.
Fonte: Feeb SP/MS com edições Seeb Sorocaba
Комментарии