Só se for dependente no IR: Bradesco é o único banco que restringe inclusão de cônjuge no plano de saúde
- Bancários Sorocaba
- 12 de jun.
- 1 min de leitura
No Saúde Bradesco, cônjuge só entra como dependente se estiver como dependente econômico na declaração do Imposto de Renda do funcionário — prática não adotada por outros bancos.

O Bradesco tem sido alvo de críticas por ser o único banco a impor uma condição polêmica para que cônjuges sejam incluídos no plano de saúde oferecido pela empresa, o Saúde Bradesco. De acordo com a regra atual, o marido ou esposa do funcionário só pode ser incluído no plano se for declarado como dependente no Imposto de Renda.
Essa exigência, que não é adotada por nenhum outro banco, tem gerado uma onda de questionamentos e muitas queixas por parte dos funcionários que têm cônjuges profissionais que geram renda, o que restringe o acesso ao benefício. Casais legalmente casados ou em união estável, mas que não precisam declarar o outro como dependente fiscal, ficam de fora do benefício, mesmo vivendo juntos e compartilhando despesas.
O Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, sob responsabilidade do diretor Rodolfo Lima, está acompanhando de perto a situação para orientar e auxiliar os trabalhadores afetados por essa exigência.
Comments