top of page

Reunião do COE – Itaú/Unibanco


Realizada na terça-feira passada (29/9) reunião da Comissão Específica dos Funcionários do Itaú–Unibanco (COE) por videoconferência. Na ocasião, foram tratados dos temas: demissões, fechamento de agências e teletrabalho. Participaram representantes das federações, sindicatos e CONTEC, cerca de 50 representantes dos funcionários marcaram presença nos debates.

O primeiro tema abordado foi trazido pela representação do banco, coordenado naquela pelo sr. Rafael Pastori foi a questão das demissões. Ele esclareceu que os desligamentos de colaboradores estão dentro da “normalidade”, assim como no mesmo, período houveram novas contratações.

Segundo Pastori, a medida nada tem a ver com os reflexos e consequências do novo coronavírus.  Ele também apontou que o fechamento de agências não se relaciona com a pandemia. De acordo com o Itaú/Unibanco, as agências que foram fechadas estavam nos planos para o ano de 2019. Foram fechadas agências menores e aquelas cujo rendimento estava abaixo das expectativas do banco.

A coordenadora dos representantes bancários, diretora de Finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka, destacou que faltou o banco deixar claro os critérios de fechamento, assim como não deu aos funcionários uma oportunidade para buscar uma alternativa.

Quanto ao teletrabalho, o banco sugeriu a assinatura de um acordo de trabalho específico para definir os regramentos para adoção do novo modelo de atividade. Foi solicitado à CONTEC contribuições no sentido de debater e construir em conjunto a proposta.

Nova reunião, para apresentar as propostas e tratar do tema teletrabalho, será realizada com a representação do ITAÚ/Unibanco no dia 6 de outubro por videoconferência.

ORIENTAÇÃO – Solicitamos às federações, que coordenem e busquem junto aos sindicatos de base, contribuições/sugestões que possam integram o acordo coletivo de trabalho específico para teletrabalho no Itaú/Unibanco.

É importante que as bases ouçam os bancários que já estão em teletrabalho e vivem a realidade no dia a dia das atividades. Informamos ainda que faremos duas reuniões preparatórias para reunir essas contribuições.

A primeira delas acontecerá nesta sexta-feira (2/10), das 10h às 13h, em videoconferência, para que possamos ouvir todas as contribuições das entidades/bancários. (REPASSAREMOS O LINK DA REUNIÃO VIA APLICATIVO ZOOM PARA TODAS AS ENTIDADES).

A segunda reunião acontecerá na segunda-feira (5/10), das 14h às 17h, para unificar as contribuições e construirmos uma proposta a ser levada à representação do ITAÚ/Unibanco na terça-feira (6/10).

ATENÇÃO AO CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES

02/10 (sexta-feira), 10h às 13h – Reunião preparatória para apresentar as contribuições das bases para ACT de Teletrabalho

05/10 (segunda-feira), 14h às 17h – Reunião preparatória para consolidar proposta de ACT

06/10 (terça-feira), 14h – Reunião COE-Itaú/Unibanco para apresentar proposta dos funcionários ao banco.

Diretoria Executiva da CONTEC

bottom of page