Mesa de Negociação: CONTEC e Caixa debatem temas estratégicos
- Bancários Sorocaba

- 22 de set.
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A Mesa de Negociação entre a CONTEC e a Caixa Econômica Federal se reuniu na tarde desta quinta-feira (18/9) para discutir pontos centrais como o programa Super Caixa, trabalho remoto, reposicionamento da rede de agências, modelo de atendimento e o Projeto Teia.
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba esteve presente, representado pelo diretor Antônio Marcos Cabrera.
A reunião começou com a apresentação do projeto de reposicionamento da rede de agências e dos modelos de atendimento. A Caixa detalhou iniciativas voltadas ao autoatendimento, produtividade e inovação tecnológica. Entre elas, destacam-se:
uso da biometria sem cartão para saques e pagamentos de benefícios sociais (FGTS, Bolsa Família, PIS e outros), com expansão para lotéricas e rede Banco 24h em 2026;
utilização de cartão pré-impresso aliado à biometria, para agilizar e universalizar o atendimento;
implantação de plataformas digitais com a unificação de 70 sistemas em uma única tela.
Segundo a empresa, a estratégia busca acompanhar o mercado e garantir mais agilidade e eficiência.
Outro ponto tratado foi o adensamento de agências — processo de fusão de unidades — que, de acordo com a Caixa, é uma “transformação natural” apoiada em inteligência artificial para equilibrar a lotação em locais com déficit de quadro. Estão previstos o fechamento de 100 unidades, sendo 25 PAs, em sua maioria com poucos empregados.
Diante dessas medidas, a representação da CONTEC, juntamente com Antonio Marcos Cabrera, cobrou garantias quanto à preservação de funções e carreiras, além da proibição de transferências para municípios distantes, lembrando os impactos pessoais e familiares que podem ocorrer. Também foi defendida a manutenção da remuneração de caixas e tesoureiros minutos, já que muitos atuam há anos nessas funções.
Trabalho remoto
A CONTEC reivindicou ajustes no RH da Caixa em relação ao trabalho remoto, criticando critérios subjetivos usados por gestores sem diálogo com os empregados. Foi ressaltado que o home office tem trazido ganhos de produtividade e qualidade para a empresa e para os trabalhadores.
Em resposta, a Caixa se comprometeu a orientar seus gestores a promover mais diálogo e negociação.
Incorporação do REB ao Novo Plano da FUNCEF
Outro ponto levantado foi o impasse da migração e adesão ao Novo Plano da FUNCEF. A CONTEC demonstrou surpresa com a divergência entre a informação oficial da Caixa — de que o processo aguardava a SEST — e a declaração da própria Secretaria, que afirmou não ter recebido a solicitação. A Caixa se comprometeu a esclarecer a situação na próxima mesa.
Também foi solicitado que os empregados que não realizaram o saldamento tenham acesso às carreiras e funções, conforme as novas regras da PREVIC. O banco afirmou que avaliará o pedido.
Projeto Teia
A representação dos trabalhadores, com participação de Antonio Marcos Cabrera, cobrou mais transparência no Projeto Teia, já que muitos empregados relataram insatisfação pela falta de informações e de feedback. A Caixa afirmou que revisará os procedimentos e trará propostas na próxima reunião.




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