top of page

INSS anuncia devolução de R$ 292 milhões para aposentados entre maio e junho


O INSS anunciou que irá devolver R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O valor refere-se a mensalidades de abril descontadas por sindicatos e associações, mesmo após bloqueio, porque a folha já havia sido processada. A devolução será feita na folha de pagamento de maio.


Além disso, o INSS notificará, a partir de 13 de maio, cerca de 9 milhões de beneficiários que podem ter sido vítimas de descontos irregulares nos últimos cinco anos. A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo "Meu INSS". Os cidadãos poderão consultar os descontos e suas origens pelo app ou pela central 135. Não haverá contato por telefone ou SMS.


Os segurados devem informar se autorizaram os descontos. Se não, o sistema gerará automaticamente cobrança à associação responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo. Caso contrário, deverá ressarcir o INSS, que repassará o valor ao beneficiário por meio de folha suplementar. Se a associação não pagar, o caso será encaminhado à AGU. O sistema de reclamações permanecerá aberto sem prazo final.

Comments


bottom of page