top of page

Imposto de Renda: Pagamento do 4º lote 2023 falha


ree

Parte dos contribuintes incluídos no quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 não recebeu os valores programados para serem pagos nesta quinta-feira (31).


Nesta quinta, a Receita Federal pagou o maior lote de restituição deste ano, no valor de R$ 7,5 bilhões, para 6,1 milhões de contribuintes entre prioritários e não prioritários, e falhas, consideradas pontuais pelo fisco, impediram pagamentos, que, segundo alguns bancos, tinham até as 18h para serem realizados.


Em nota, a Receita informou que “devido ao grande volume de restituições do lote de agosto, ocorreu uma demora nos pagamentos de TED”. Segundo o órgão, por volta das 16h, a situação já havia sido regularizada.


A recomendação é para que o contribuinte verifique novamente se a restituição foi creditada.


Caso o crédito em conta não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Neste caso, é possível reagendar o crédito pelo:

  • Portal BB, no endereço https://www.bb.com.br/irpf,

  • Pela central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o valor não seja resgatado, deverá ser feito um pedido dos valores no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal). Para isso, o contribuinte deverá:

  • Selecionar “Declarações e Demonstrativos”

  • Depois, clicar em “Meu Imposto de Renda”

  • Em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”

Comentários


bottom of page