Contec e Fenaban discutem uso de papel térmico e saúde dos bancários
- Bancários Sorocaba

- 10 de out.
- 1 min de leitura

Em reunião realizada na quarta-feira (8), na sede da Contec, em Brasília, a Comissão Executiva Bancária de Negociação Nacional (CEBNN/Contec) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) debateram o uso do papel térmico em caixas, impressoras e terminais de atendimento, com foco na saúde dos bancários.
A pauta surgiu a partir de demandas de sindicatos que registraram ações judiciais solicitando o reconhecimento de insalubridade devido à presença de substâncias químicas potencialmente nocivas, como os bisfenóis (BPA e BPS). A Contec propôs um diálogo técnico e preventivo para investigar os riscos da exposição e buscar soluções coletivas.
A Fenaban apresentou estudos sobre o uso do papel térmico e o entendimento regulatório atual, destacando que não há enquadramento para adicional de insalubridade pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) e que a Anvisa proibiu o BPA apenas em mamadeiras, sem restrições gerais para outros usos. Também foi confirmado que o mesmo tipo de papel é utilizado nos cinco maiores bancos.
A CEBNN/Contec defendeu a realização de estudos técnicos e científicos detalhados e sugeriu o envolvimento de órgãos públicos especializados, como o Ministério da Saúde, o Ministério do Trabalho, a Fundacentro e a Anvisa. As partes concordaram em manter a pauta aberta e avaliar a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a evolução das pesquisas.




Comentários