Campanha de premiação do Bradesco promove o dano existencial
- Sindicato dos Bancários

- 13 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
“TREINE ENQUANTO ELES DORMEM, TRABALHE ENQUANTO ELES SE DIVERTEM, PERSISTA ENQUANTO ELES DESCANSAM, E ENTÃO VIVA O QUE ELES SONHAM”. Com essa mensagem estampada em camisetas pretas com letras brancas, o Bradesco está promovendo uma tirana campanha de premiação entre os funcionários, na região de Sorocaba.
O objetivo da campanha fica claro ao ver a famigerada frase: transformar os funcionários em “máquinas” de trabalhar e cumprir metas, fazendo-os esquecer da própria vida. “Isso é claramente promoção de Dano Existencial, que é quando uma pessoa é impedida de viver a própria vida de um modo geral”, explica Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.
O dano existencial no Direito do Trabalho, também chamado de dano à existência do trabalhador, decorre da conduta patronal que impossibilita o empregado de se relacionar e de conviver em sociedade por meio de atividades recreativas, afetivas, espirituais, culturais, esportivas, sociais e de descanso, que lhe trarão bem-estar físico e psíquico e, por consequência, felicidade; ou que o impede de executar, de prosseguir ou mesmo de recomeçar os seus projetos de vida, que serão, por sua vez, responsáveis pelo seu crescimento ou realização profissional, social e pessoal.
Esses direitos são garantidos na Constituição Federal. Em razão de fatos como estes, a jurisprudência e até mesmo o TST passou a conceder a esses trabalhadores, indenização por dano existencial. “É um absurdo o que o Bradesco está fazendo com seus funcionários. Até festa para promover a tal campanha o banco fez. Faz lavagem cerebral nos colaboradores, com o único intuito de enriquecer ainda mais nas costas deles, usando a premiação como isca para seduzi-los e persuadi-los a fazer o que o banco quer. Só faltou a frase ‘e vire escravo’ no final do texto da camiseta”, comenta o diretor do Sindicato, Ricardo Santos Filho, que recebeu a denúncia.
O Sindicato orienta todos os bancários a ficarem muito atentos para não cair em armadilhas como essa. Pois o único objetivo dos bancos é acumular cada vez mais lucros, usando as fraquezas humanas (como a ambição, por exemplo) para atingir seus objetivos.
SEEB Sorocaba






Comentários