top of page

Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2024


A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024.


Neste lote, que é recorde, são beneficiados 5,6 milhões de contribuintes, sendo que mais de 5,4 milhões têm a devolução do valor do imposto pago a mais no ano passado. O restante é de pessoas que saíram da malha fina de anos anteriores.


A Receita informou que o total a ser pago será de R$ 9,5 bilhões, maior lote da história. Até então, a quantia mais alta havia sido no ano passado, quando os quatro primeiros lotes repassaram R$ 7,5 bilhões cada.


O pagamento será feito em 31 de maio, mesmo dia em que acaba o prazo para entrega da declaração na maior parte do país. A exceção fica para os moradores das cidades em calamidade pública no Rio Grande do Sul, que terão até 31 de agosto para enviar os dados.


A consulta para saber se está na lista de restituição é feita no site da Receita, no aplicativo Meu Imposto de Renda (pelo celular ou tablet) ou no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). É preciso ter conta nível prata ou ouro no portal gov.br.


Os moradores do Rio Grande do Sul terão prioridade no lote de restituição por conta das chuvas. Eles ficarão na frente dos contribuintes que entregaram o IR usando a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.


Comments


bottom of page