top of page

Presidente do BC desmente Bolsonaro e diz que os bancos não perdem dinheiro com o Pix


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix, contrariando afirmação do presidente Jair Bolsonaro.


A afirmação ocorreu em um evento promovido na quinta-feira (11) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), onde Roberto disse que o sistema de transferências instantâneas leva a abertura de novas contas, viabilização de novos serviços e aumento do volume transacionado, além de uma redução do uso de cédulas e moedas, que aumentam o custo de operação.


No fim de julho, Bolsonaro disse que banqueiros estariam assinando carta em defesa da democracia, vista como uma resposta a ataques do presidente ao processo eleitoral e às instituições, porque teriam perdido dinheiro com a criação do Pix.


Na ocasião, o presidente do BC afirmou ainda que gostaria de ver a moeda digital do Banco Central em funcionamento em 2024. Segundo ele, o real digital será uma forma de fomento de novos negócios e permitirá uma interação entre dinheiro físico e digital.


Comentários


bottom of page