top of page

O QUE É A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (CCT)


Uma Convenção Coletiva de Trabalho é o agrupamento de benefícios conquistados por uma categoria profissional. A CCT dos bancários do Brasil é uma das maiores e melhores do mundo. Muitas categorias copiam nossos benefícios em suas pretensas convenções, inclusive levando como base os acordos financeiros negociados pelos bancários.


CONQUISTAS EM UMA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (CCT)

É necessário anualmente a discussão de várias cláusulas que fazem parte de nossa CCT numa mesa de negociação. É importante saber que uma conquista pode ter anos e anos de discussão com a classe patronal. Muitas das conquistas da categoria bancária vieram em razão de inúmeras greves, paralisações, manifestações, denuncias, entre tantos outros meios de negociações.


A CONVENÇÃO COLETIVA DOS BANCÁRIOS

Muitos trabalhadores em instituições financeiras bancárias de hoje não têm noção do quanto custou certas conquistas da nossa categoria e muitos ainda não haviam nascido.

Muitos bancários acreditam que aquilo que ele recebe ao final do mês é “BENESSE DO BANCO” e desconhecem a verdadeira luta sindical que trouxe esses benefícios para a categoria profissional, como tíquetes alimentação/refeição, convênios médico/dental, PLR, auxílios creche/baba, entre outros.


Júlio César Machado - presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região



bottom of page