O cumprimento de exigência por drive-thru passa ser agendado no Meu INSS ou 135
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta segunda-feira (10) as novas regras oficiais para o cumprimento de exigência, que é a entrega da documentação complementar para a análise de pedidos de benefícios, enquanto os postos de atendimento estiverem fechados ou com funcionamento prejudicado devido à pandemia de Covid-19.
Inspirada pelo sistema conhecido como drive-thru, a “exigência expressa” —nome oficial do serviço— permite ao segurado entregar um envelope contendo cópias simples da documentação solicitada pelo órgão.
O serviço já estava disponível em 239 agências de São Paulo desde o início de julho e, ainda em fase de testes, avançou para outros estados, alcançando 831 unidades do país.
Com a oficialização do serviço e ampliação para todas as agências do Brasil, o INSS modificou algumas regras.
A principal mudança é a necessidade de agendamento para a entrega das cópias, que deverá ser realizado por meio do Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.
Para realizar o agendamento, o segurado deve ter em mãos o protocolo do seu pedido de benefício. O INSS também desenvolveu um formulário padrão a ser preenchido e incluído pelo segurado no envelope.
A ficha está disponível pela internet e também em papel, ao lado das urnas que permanecerão nas portas das agências de segunda a sexta-feira, entre 7h e 13h.
Além das informações básicas de identificação, o cidadão precisará colocar no formulário o número do protocolo do agendamento.
As cópias recebidas serão digitalizadas e incluídas no sistema eletrônico que gerencia os pedidos de benefícios em até um dia útil após a entrega, segundo portaria que definiu as novas regras.
A entrega expressa estará em vigor até 31 de outubro deste ano e poderá ser prorrogada.
O segurado que não cumprir uma exigência feita pelo INSS dentro do prazo de 30 poderá ter o seu pedido de benefício indeferido.
Durante a pandemia, o prazo não se aplica aos casos em que o INSS considera que existe necessidade de análise de documentos originais.
A avaliação é feita caso a caso e, por isso, é importante que o beneficiário procure providenciar as cópias solicitadas pelo instituto tão logo tome conhecimento sobre a exigência.
Além da exigência expressa, o INSS mantém a possibilidade do cumprimento de exigência totalmente realizado pelo Meu INSS. Nessa hipótese, o próprio segurado deve digitalizar e incluir sua documentação no sistema.
DRIVE-THRU DO INSS | COMO FUNCIONA
O INSS oficializou as regras para receber de documentos complementares necessários para a conclusão das análises de pedidos de benefícios
A exemplo do que já estava ocorrendo em São Paulo, segurados de todo o país poderão levar cópias da documentação aos postos do INSS
O sistema foi criado para permitir a análise dos requerimentos enquanto os postos estão fechados devido à pandemia de Covid-19
Não vale para auxílio-doença
Os pedidos de antecipação de auxílio-doença não podem utilizar esse sistema, pois o laudo médico só será aceito se for digitalizado e anexado por meio do Meu INSS
Cumprimento de exigência
É o nome do procedimento em que o INSS solicita ao cidadão documentos complementares para que a análise de um pedido de benefício possa ser concluída
Exigência expressa
É como o INSS passou a chamar o sistema em que o segurado entrega nas agências cópias da documentação exigida
Urna na porta do posto
Na porta de cada agência do INSS, o segurado encontrará uma urna, onde poderá depositar o envelope com cópias simples da documentação
Agendamento
As entregas das cópias de documentos nas agências passam ser obrigatoriamente agendadas
O agendamento já está disponível por meio do Meu INSS (aplicativo ou no site meu.inss.gov.br)
Também é possível marcar a data para a entrega da papelada por meio do telefone 135
O INSS informou que não vai considerar documentos entregues sem o prévio agendamento
Protocolo
Para fazer o agendamento, é preciso ter em mãos o número do protocolo do pedido de benefício (tarefa principal)
Regras para a entrega Quando for entregar as cópias de documentos por meio da exigência expressa, o segurado deve:
Preencher o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”, que será disponibilizado no site do INSS ou ao lado da urna
Incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações” em envelope
Lacrar o envelope e fazer a identificação pelo lado de fora
Identificação O envelope lacrado deve ser identificado, pelo lado de fora, com os seguintes dados:
Nome completo
CPF
Endereço completo
Telefone (mesmo que para recado)
E-mail, se tiver
Número do protocolo do agendamento da exigência expressa
Horário
As urnas ficarão disponíveis nas portas das agências da Previdência de segunda a sexta-feira, entre 7h e 13h
Atenção
Não coloque documentos originais no envelope. O INSS só vai aceitar cópias simples
As cópias dos documentos não serão devolvidas e, após a análise, serão destruídas
Se necessário, o INSS entrará em contato com o segurado para pedir documentos originais
Digitalização
O INSS vai digitalizar as cópias dos documentos recebidos e realizar a inclusão das imagens no sistema em até um dia útil após o depósito na urna
Erro no preenchimento
O INSS não vai digitalizar cópias de documentos que forem entregues em desacordo com as novas regras da entrega expressa
Prazo
O INSS suspendeu o prazo para o cumprimento de exigências que não podem ser realizadas a distância, como nos casos em que é preciso analisar o documento original
Nos casos em que o INSS considerar que a exigência pode ser cumprida a distância, o prazo de 30 dias, a partir da comunicação com o segurado, poderá ser contado
Endereços
O INSS publicou em seu site um link para quem quiser baixar todos os endereços das agências. Clique aqui para acessar
Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
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