top of page

Governo quer acabar com as compras parceladas sem juros

A Câmara dos Deputados deve votar ainda neste ano projeto de lei que proíbe estabelecimentos comerciais de anunciarem crédito sem juros ao consumidor

Fazer uma compra parcelada sem juros ou com a chamada taxa zero se tornou uma prática comum no comércio brasileiro, principalmente para os consumidores que fazem o pagamento em cartão de crédito. No entanto, essa medida pode estar com os dias contados.

Segundo o Uol, a Câmara dos Deputados deve votar ainda neste ano um projeto de lei que proíbe estabelecimentos comerciais de anunciarem parcelamento sem juros ou com taxa zero ao consumidor.

Em um primeiro momento, os parcelamentos em cartões de crédito ficariam de fora da mudança. No entanto, o governo pretende incluir também este meio de pagamento na lei, que proíbe o anúncio do parcelamento dos juros e que passaria a ser considerado propaganda enganosa.

Representantes do setor varejista questionam a mudança e afirmam que essa é uma prática adotada pelo comércio para incentivar, principalmente as compras de maiores valores. Afirmam ainda que conseguem passar o custo do parcelamento para outra operação garantindo, de fato, divisão do débito sem juros.

Fonte: IstoÉ)

Diretoria Executiva da CONTEC

bottom of page