Nos dias 17 e 18 de maio ocorreu o segundo módulo do curso de Formação Sindical da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para dirigentes das bases da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). O evento foi na cidade de Nazaré Paulista.
O primeiro módulo do curso aconteceu em novembro do ano passado, com atividades coordenadas pelo secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, e pelo formador da entidade José Luís Vasquinho Paredes. O objetivo da Contraf-CUT com o curso é sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar os dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com as federações e os sindicatos.
A diretora liberada do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Carla Mazulo Rizzo, participou do primeiro e do segundo módulo do curso. Segundo ela, os dois módulos da formação abordaram conteúdos de extrema importância para o dia a dia do dirigente sindical e possibilitaram uma visão ampla sobre o cenário bancário nos dias atuais.
O primeiro dia do curso contou com a retomada dos temas abordados no Módulo I e trabalhos em em grupos para analisar as décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010. O avanço da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) também foi um dos temas abordados.
O segundo dia de atividades foi composto por assuntos como a ruptura democrática e a retomada democrática, além de um debate aberto sobre esses temas, permitindo a troca de experiências e perspectivas entre os participantes.
Commenti