No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e é bastante conhecida a história de que a data surgiu em homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio em uma fábrica têxtil, em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Ocorrido este que foi extremamente simbólico, e está entre os fatores que impulsionaram, mas aconteceu depois de algumas das lutas operárias que, juntas, resultaram na origem da data.
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Segundo registros, não há um evento específico que explique o surgimento da data, pois ela nasce após um conjunto de movimentos feitos por mulheres no final do século 19 e começo do século 20.
Esses movimentos eram contra as péssimas condições de trabalho às quais as mulheres eram submetidas. Como por exemplo, o expediente de 16 horas diárias e até mesmo o fato de serem vigiadas durante todo o tempo, até mesmo para utilizar o banheiro.
Além disso, de acordo com informações de Isabelle Anchieta, doutora em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo), que foi entrevistada pela Revista Forbes recentemente, as mulheres sofriam um conjunto de abusos e assédios sexuais. E deve-se ressaltar que tudo isso ocorria para que elas ainda ganhassem 33% a menos do que os homens. Algo que, infelizmente, se estende até os dias de hoje.
Segundo a socióloga, no Brasil, operárias também enfrentavam ambientes de trabalho semelhantes mas as brasileiras não fizeram manifestações que ganharam tanta força quanto em outros países.
Três fatos, além do ocorrido do incêndio já citado, podem ser destacados quando se fala na origem do Dia Internacional da Mulher. O primeiro deles foi um protesto que ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, onde 15 mil mulheres saíram nas ruas para reivindicar melhores condições de Trabalho.
O segundo fato, também considerado importante foi quando a professora e jornalista alemã, Clara Zetkin, propôs a criação de um dia das mulheres. Isso ocorreu em 1910 na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a ideia inicial era que fosse um dia para que as mulheres pudessem se reunir anualmente para falar sobre suas conquistas e evoluções.
O último fato foi em 1917 quando aproximadamente 90 mil mulheres russas vão às ruas contra a guerra. O lema era “paz e pão”, para pedir comida para seus filhos e o retorno dos maridos das trincheiras. ”
Podemos concluir que essa data tão especial é resultado de muita luta, que segue até os dias de hoje e que representa todas as mulheres.
Comments