top of page
Foto do escritorSindicato dos Bancários

Cuidado! Especialista alerta sobre os riscos que envolvem o Pix parcelado


A oferta do Pix parcelado virou uma febre entre instituições financeiras nos últimos meses, mas é preciso ficar atento para a compra acabar não saindo mais cara.


Diferentemente do Pix convencional, que é gratuito para pessoas físicas, o Pix parcelado é uma linha de crédito que pode ser concedida de duas formas: com o cartão de crédito ou por uma linha de crédito sem relação com o cartão.


A diferença entre eles é que, no Pix com cartão, o consumidor usa parte do limite disponível para fazer o parcelamento via Pix. Já o parcelamento sem o cartão é semelhante a um empréstimo pessoal. Nos dois casos, há cobrança de juros.


O Pix parcelado não é um meio de pagamento oficial do Banco Central e apesar de parecer muito vantajoso, por dar ao comprador a sensação de maior poder aquisitivo, há risco grande de descontrole financeiro.


"O perigo é entrar numa ciranda de juros e ficar inadimplente. O usuário do Pix parcelado pode não se dar conta dos juros que estão embutidos na compra, e, além disso, se não conseguir honrar com os pagamentos nas datas corretas, pode encarar juros ainda maiores", diz Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação.


Comments


bottom of page