Nesta quinta-feira (11), o Comando Nacional dos Bancários se reunirá novamente com a Fenaban para discutir igualdade de oportunidades, focando na eliminação das disparidades salariais entre gêneros, além do combate ao preconceito e promoção de condições equitativas na ascensão profissional dentro dos bancos. O objetivo é aumentar a representatividade de mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), pessoas pretas e LGBTs em cargos de liderança.
Essa reunião faz parte das negociações da Campanha Nacional de 2024 para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. As demandas visam garantir inclusão, acesso igualitário ao emprego bancário e progressão profissional livre de preconceitos.
O Brasil já possui uma legislação de igualdade salarial entre homens e mulheres, aprovada em 2023, com a participação ativa dos bancários no grupo de trabalho interministerial para sua implementação. A lei também propõe medidas contra o assédio e para promover a igualdade de gênero em cargos de direção e gestão nas empresas.
Apesar de as mulheres representarem aproximadamente 50% dos funcionários, essa proporção não se reflete nos cargos de gerência e direção, destacando uma disparidade significativa de gênero.
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região será representado na rodada de negociações pelo presidente, Júlio Cesar Machado, e pelo vice-presidente, Ricardo Santos Filho.
댓글