top of page

Bancários do Mercantil fazem Dia Nacional de Luta

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil do Brasil e os sindicatos de todo o território nacional, decidiram realizar nesta quinta-feira (10) um Dia Nacional de Luta em repúdio às demissões realizadas pelo banco e também contra uma série de problemas que afetam funcionários e clientes. O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região participou das manifestações, entregando uma carta aberta à população que estava nas agências do Mercantil do Brasil, explicando o motivo do Dia de Luta e conscientizando os clientes.

As manifestações vêm denunciar o assédio moral, as metas abusivas, a precariedade no atendimento bancário, longas filas nas agências. “Os clientes e a população não fazem idéia do que a categoria bancária vive em seu cotidiano, cumprindo metas cada vez mais pesadas, contando com um quadro de funcionários cada vez mais reduzido e ainda sofrendo assédios. E todos esses problemas afetam a qualidade de atendimento aos clientes, muitas vezes idosos, que enfrentam filas gigantes, às vezes em baixo do sol. O banco precisa rever tudo isso”, comenta Julio César Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Somente na segunda quinzena de novembro, o Mercantil do Brasil demitiu mais de 30 funcionários. O trabalho acumulado nas mãos de uma quantidade menor de trabalhadores resultou em reclamações dos clientes ao banco, já que o atendimento ficou precarizado. Os clientes do banco também reclamam da venda casada de produtos, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor. A COE já denunciou essa situação junto ao Recursos Humanos do banco, mas até o momento não houve uma resposta convincente.


SEEB Sorocaba



BMB Votorantim


BMB Votorantim

BMB Professor Toledo

BMB São Bento


BMB Itavuvu

bottom of page