top of page

BANCOS ESTARÃO ABERTOS NOS FERIADOS ANTECIPADOS DE SP.

Em reunião com a Fenaban ontem (19.05), os banqueiros informaram que os bancos abrirão suas portas nestes feriados antecipados (20 e 21), sancionados pelo Prefeito de São Paulo. Na opinião do movimento sindical, os bancos deveriam fechar para evitar acumulo de clientes em suas agências, já que boa parte da população estará em casa, uma alternativa de isolamento em período critico.

A FENABAN alegou que os bancos vão funcionar normalmente nos dois feriados antecipados, para evitar “riscos sistêmicos” (pagamentos, compensação de cheques e transações bancárias) que seriam todas interrompidas. É impossível atender esta reivindicação sem previa comunicação.

Também esteve em pauta o ponto facultativo decretado em 22.05, bem como a antecipação do feriado de 09 de julho em 25.05, ainda não analisado pelos deputados. A Fenaban não se sensibilizou mesmo com o crescimento dos casos de Covid19.

A FENABAN enviou ofício ao governo do estado pedindo que os bancos sejam excluídos do decreto, usando os mesmos argumentos apresentados na reunião de hoje.

Em Live terminada a pouco com a Fenaban (20.05) fomos informados que os golpes contra a população cresceu muito em meio à pandemia, motivo maior para não se disponibilizar ou aplicar um feriado colocado às pressas, não haveria segurança suficiente para os clientes bancários entre outras ponderações.

Conforme a legislação vigente, os bancários que trabalharem no feriado deverão receber horas-extras.

Julio César Machado - Presidente do sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região

bottom of page