top of page
Foto do escritorSindicato dos Bancários

Banco Santander: A beira da escravidão!

Por: Júlio Cesar Machado (Pres. do Seeb Sorocaba)



Sobre a “SX” lançada por parte do Banco Santander, em Sorocaba, cabem algumas reflexões que não podemos deixar passar batido. Quem ainda não foi “perturbado” em seu descanso pelos chamados consignados, tentando a todo custo provar que você precisa pegar dinheiro emprestado das instituições financeiras?


Pois bem, a SX nada mais é, do que uma extensão da categoria bancária, totalmente terceirizada e em sua concepção, fará o trabalho bancário, mas a qual custo?


Com a permissão do governo federal, a terceirização da mão de obra no Brasil, nada mais é do que barateamento da folha de pagamento e consecutivamente, o enriquecimento da classe patronal.


Geram empregos? Sim!


Mas nivelados ao salário mínimo e para não ficar evidente o barateamento da mão de obra, pagam R$ 200,00 além do nível menor de salários planejados para o brasileiro (salário mínimo).


E sobre os efeitos causados pela pandemia , na ultima reunião com o movimento sindical, tentou empurrar “goela abaixo”, toda a compensação das horas que, penosamente os trabalhadores ainda ficaram devendo para o banco no período de pandemia.


Já tentou dilatar o período de atendimento em plena pandemia, trocou 5 cargos internos por apenas 1, mexe em direitos relacionados a saúde familiar cortando benefícios inclusos na Convenção Coletiva, estipula “metas” ou cobra em excesso seus comandados, promove reformas em pleno expediente de trabalho, entre tantas outras injustiças cometidas contra seu quadro de funcionários. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários é uma das mais perfeitas em termos de amparo ao trabalho em nível mundial e o Banco Santander quer desarticular esse amparo profissional!


Alias, não chama seus comandados de “funcionários” e sim de “colaboradores”, logo quem colabora “ajuda” outro em suas funções, então o bancário do Santander “ajuda” a instituição financeira e ela progride, cresce, se destaca na sociedade enquanto seus funcionários adoecem e são demitidos por não cumprir com as expectativas depositadas neles.


Voltando a “SX” vejamos o grande celeiro de mão de obra que o banco tem a sua disposição e com a permissão das leis brasileiras, que apenas aqui em Sorocaba a instituição financeira pode se dar ao luxo de escolher entre mais de 1500 terceirizados, “o melhor” para seguir na carreira bancária, naturalmente aquele que mais se destacar nas vendas dos produtos, logo o bancário também já pode ser chamado de “vendedor” e quem vende não seria “comerciário”?


Enfim, o que podemos ver e sentir por parte do banco Santander é que ele será o grande vilão dessa campanha salarial 2022 e que pretende fazer escola, porque as demais instituições financeiras tendem acompanhar os mandos e desmandos desse mundialmente conhecido, banco Santander!



コメント


bottom of page