• juliana9986

Funcionário Itaú do Éden testa positivo para Covid-19 e agência é fechada temporariamente

Autoatendimento deve voltar a funcionar na tarde desta terça-feira- (16). Já o atendimento ao público será retomado na quinta-feira (18), com uma nova equipe.


Uma agência bancária do Itaú localizada na Avenida Independência, no bairro do Éden, em Sorocaba (SP), foi fechada temporariamente após um funcionário apresentar sintomas suspeitos de Covid-19. Todos os trabalhadores do local foram afastados.

Em nota, o Itaú-Unibanco informou que fechou a unidade para que seja realizada uma higienização, seguindo os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados. Afirmou também que a previsão é de que o serviço de autoatendimento volte a funcionar durante o período da tarde desta terça-feira- (16). Já o atendimento ao público deve voltar na quinta-feira (18), com uma nova equipe trabalhando. O Itaú reforçou que os clientes podem usar os canais digitais para pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis.


Sindicato

A imprensa quer saber, assim como o movimento sindical também tem direito, mas o banco se limita passar informações para a grande imprensa, enquanto os representantes de classe ficam relegados.

O banco tem obrigação de fazer a higienização daquele ambiente, o funcionário necessitará de cuidados especiais, como todos os colegas que frequentaram o mesmo ambiente que ele.

"O que estranhamos é que os colegas daquele banco, no início da pandemia e por muito menos, faziam denuncias vazias ao sindicato, pedindo nossa intervenção para esta ou aquela agencia sem que tivéssemos a confirmação de contaminação", diz Julio César Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Relato de uma pessoa ligada aos funcionários do banco afirma que houve uma pressão interna para que os colegas parassem de procurar pelo sindicato e parece que esta dando resultado, afinal nenhum companheiro de trabalho comunicou o acontecimento e isso é muito triste, pois mostra cada vez mais o distanciamento entre trabalhador e empregado, o que favorece claramente as pretensões patronais, quanto menos o sindicato souber maior será o domínio da classe trabalhadora bancária.

"O bancário de um modo geral tem sido beneficiado pelas negociações entre sindicato e Fenaban, como a manutenção dos empregos e dos salários, enquanto a MP 936 não tramita por definitivo no congresso nacional, mas o distanciamento do trabalhador pode colocar panos frios em nossas tentativas futuras, como a campanha salarial que se iniciará em 17 de junho, com consultas a base. O funcionário Itaú não pode ceder a pressão e ficar calado!", diz.

G1 com SEEB Sorocaba

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo