top of page

Governador do DF decreta o fechamento de agências de bancos públicos e privados


A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira

O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, na noite desta quarta-feira (18/3), em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o fechamento de todas as agências bancárias, públicas e privadas, pelo prazo de 15 dias. A medida foi adotada em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A decisão ressalta, porém, que pessoas com doenças graves continuam com dirieto ao atendimento. As agência também devem garantir o atendimento relacionado a medidas que buscam atenuar os efeitos da pandemia sobre a economia. "Ficam excetuados do presente Decreto os atendimentos referentes aos programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo Coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças graves", diz inciso do 2º do artigo, referente ao Decreto nº 40.537.

Taxistas e motoristas de app

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade também se posicionou em relação à Covid-19. Na Portaria nº 21, também publicada no DODF, o secretário Valter Casimiro Silveira estabelece medidas de prevenção a ser adotadas por taxistas e motoristas de aplicativo.

Continua depois da publicidade

São elas: utilização de vidros abertos; e intensificação da higienização dos veículos, mediante uso de álcool etílico hidratado 70% INPM, em especial dos pontos de maior contato, tais como maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança. A portaria também prorroga as datas de renovação de cadastro de autorização e das vistorias em veículos prestadores de serviços de transporte, em caráter excepcional. "Ficam prorrogadas até 11 de maio de 2020, todas as autorizações do Serviço de Táxi do Distrito Federal", informa a medida. Também foram suspensos novos pedidos de transferências para terceiros, a taxistas, até 11 de maio.

As vistorias dos veículos que operam no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal também foram prorrogadas por 15 dias. Ainda, foram revalidadas, até 30 de março, as vistorias dos veículos que operam no Serviço de Táxi do Distrito Federal, que venceram ou vencerão no período de 9 a 22 de março.

Sistema socioeducativo

Já a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania suspendeu as visistas nas Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo em decorrência da Covid-19, pelo prazo de 5 dias. A medida poderá ser prorrogada. Deverão ser mantidas as demais rotinas que envolvem o funcionamento dessas Unidades, em conformidade com a jornada pedagógica estabelecida. Aos Diretores das Unidades de Internação e Internação Provisória, em conjunto com os profissionais de saúde e sob a supervisão da Coordenação de Políticas e Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes cabem promover atividades de conscientização para os servidores e os adolescentes quanto à prevenção de contaminação com o coronavírus. Os adolescentes privados de liberdade serão autorizados de realiza ligação telefônica para contato semanal com familiares ou amigos.

Casos

A capital registra 36 casos confirmados para a Covid-19. Além disso, mais 191 notificações estão em investigação. Do total de diagnósticos, cinco ocorreram por transmissão local, quando a contaminação acontece na cidade e é possível apontar a origem. Antes desses registros, todos os infectados eram viajantes que voltaram ao DF.

Correio Braziliense

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page