• Sindicato dos Bancários

ECONOMUS: Último dia para se candidatar aos cargos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal


ECONOMUS: Último dia para se candidatar aos cargos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

A cada dois anos são realizadas Eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, que são compostos por membros eleitos pelos Participantes e Assistidos e indicados pelo Patrocinador. Portanto, este é o momento de escolher os representantes que terão um papel fundamental de decidir e fiscalizar a administração do Economus.

Entenda a importância dos Conselhos Deliberativo e Fiscal:

  • O Conselho Deliberativo é o órgão de decisão e orientação superior do Economus, responsável pelas principais decisões que impactam o presente e o futuro dos Participantes e Assistidos. Estabelece as diretrizes e normas gerais para organização e administração, bem como para os planos de benefícios e saúde. É composto por 6 (seis) membros titulares e 6 (seis) membros suplentes, nomeados, paritariamente, entre: representantes dos Participantes Ativos, Assistidos, Participantes em BPD, Participantes Autopatrocinados e Participantes Saldados do Economus, escolhidos por meio de eleição direta; e representantes do Patrocinador, Banco do Brasil.

  • O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno do Economus, responsável por zelar pela gestão econômico-financeira e o cumprimento das regras de governança. Analisa e aprova os balancetes, emite pareceres sobre o balanço, aponta deficiências, avalia adequação de hipóteses atuariais e execução orçamentária, entre outras atribuições. É integrado por, no máximo, 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) membros suplentes, escolhidos, paritariamente, entre: representantes dos Participantes Ativos, Assistidos, Participantes em BPD, Participantes Autopatrocinados e Participantes Saldados do Economus, por meio de eleição direta; e representantes do Patrocinador, Banco do Brasil.

Davi Zaia é candidato

O presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Davi Zaia, se candidatou ao cargo. Ele representa os bancários e é uma força a mais do lado do trabalhador no Conselho do Economus. Zaia exerceu três mandatos de deputado estadual pelo estado de São Paulo. No governo Alckmin, foi secretário do Trabalho e de Gestão Pública entre 2011 e 2014, presidente do PPS no em São Paulo e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).Assumiu interinamente em novembro de 2016 a presidência nacional do PPS, após a licença de Roberto Freire, nomeado Ministro da Cultura. Foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região e escolhido duas vezes como representante dos funcionários no Conselho de Administração da Nossa Caixa. À frente da entidade, coordenou a redemocratização do órgão e o transformou num dos sindicatos mais fortes e combativos do País.No ano de 1992, presidiu o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Como participar?

Você pode participar de duas formas: escolhendo um dos candidatos para representá-lo ou concorrendo a um dos cargos.

Nestas eleições serão escolhidos 2 (dois) representantes para o Conselho Deliberativo e 1 (um) para o Conselho Fiscal, mais os respectivos suplentes.

Saiba mais: bit.ly/3bwxDn4

#bb

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo