MAIS PROBLEMAS NO MERCANTIL: CLIENTE VIRA PRESA FÁCIL DE ‘PACOTE DA MALDADE’ NO AUTOATENDIMENTO


Ontem, dia 6/02/2020, o Sindicato dos Bancários foi até as agências do Banco Mercantil do Brasil de Sorocaba, para ver de perto o problema de filas de mais de 1h30 no autoatendimento, causado pela retirada de caixas físicos e de dinheiro da tesouraria do banco. Depois que o sindicato tornou público o problema, divulgando-o no site e facebook da entidade, outras informações chegaram para somar ao que já estava sendo descrito.

O público do Mercantil é idoso ou, de modo geral, precisa de ajuda no autoatendimento. Então, o banco designa 4 escriturários para ajudar no setor, que fica com 4 caixas com ajuda e 2 sem ajuda. E ainda existe um caixa chamado de “saque troco”, que conta apenas com notas pequenas e que saca no máximo R$ 100 ou R$50. Mas ocorre que diariamente o superintendente liga e "toca o terror", pedindo uma meta alta em plenos dias úteis (1° ao 5° útil). Para atender a demanda do superintendente, a gerente comercial retira 2 escriturários que estavam ajudando no autoatendimento, para ligar para clientes e ofertar empréstimo. Então, aqueles 4 caixas “com ajuda” diminuem para 2.

Esse exemplo que demos acima muda apenas a quantidade de funcionários envolvidos, mas a dinâmica é a mesma. Esse Caixa eletrônico chamado de "saque troco" é o que faz a vez do caixa humano: nele o cliente saca os trocados e o banco pretende incluir moedas nele, pois já possui o mecanismo de troco com moeda. Ou seja, o cliente já fica na fila 1h30 para sacar o salário e depois ainda tem que ir em outro para sacar o resto. E tudo isso justamente no mês em que o banco elevou o pacote de serviços de 25,00 para 35,00! Ou seja, aumentou 40% o valor do pacote!

Detalhe: o banco coloca um funcionário para convencer os clientes do autoatendimento a abrir conta e cobra do gerente que este inclua um seguro de R$ 13,95 em 100% das contas abertas. Ou seja, o cliente paga R$ 35 do pacote + R$ 13,95 de seguro, isso porque a pessoa ganha 1 salário mínimo!

E para intimidar ainda mais os funcionários a fazer o ‘pacote da maldade’, o superintendente criou uma planilha de Excel para que todos os funcionários que atendam clientes no autoatendimento, registrem o nome do cliente, se abriu a conta, se fez os seguros e o funcionário tem que colocar o nome dele na frente e enviar no final do dia para o superintendente.

“Situações como essa nos deixam perplexos de ver até onde vai a ganância de um banco e de seus funcionários superiores. Por dinheiro, deixam de enxergar o próximo e os próprios colegas de banco. Continuaremos nossas visitas durante esses dias, para apurar o que mais está acontecendo de errado no Mercantil e a partir daí, tomarmos as devidas providências”, comenta Julio César Machado, presidente do Sindicato.

Veja a notícia de ontem, dia 6/02/2020 clicando aqui: https://www.bancariosorocaba.com.br/single-post/2020/02/06/MERCANTIL-TIRA-CAIXAS-FÍSICOS-E-OBRIGA-CLIENTES-A-ESPERAR-MAIS-DE-1H30-NA-FILA-DO-AUTOATENDIMENTO

SEEB Sorocaba

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