Prazo para pagar IPVA no estado de SP com desconto começa a vencer na quinta (9); veja o calendário


O calendário do IPVA de 2020 no estado de São Paulo terá início nesta quinta-feira (9), quando vence o prazo para quitar a primeira parcela ou fazer o pagamento à vista para veículos com placa final 1.

Quem optar por pagar à vista terá desconto de 3%. Já no caso do contribuinte que parcelar, em três vezes (em janeiro, fevereiro e março), o valor é integral. É possível ainda quitar o imposto em fevereiro, sem desconto.

Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os carros flex recolherão 4% sobre o valor venal do automóvel. Já os veículos que funcionam somente com álcool, eletricidade e gás, ou com a combinação desses combustíveis, têm alíquota de 3%.

Os proprietários de veículos também já podem pagar o seguro DPVAT de 2020. O seguro obrigatório deve ser quitado, uma única vez ao ano, com o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA.

O pagamento dos tributos, além de eventuais multas, é indispensável para fazer o licenciamento anual do veículo, realizado diretamente no Detran-SP.

Confira abaixo o calendário de vencimentos do IPVA 2020 de SP para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Final da placa1ª parcela ou pagamento à vista2ª parcela ou cota única sem desconto3ª parcela

19 de janeiro11 de fevereiro11 de março

210 de janeiro12 de fevereiro12 de março

313 de janeiro13 de fevereiro13 de março

414 de janeiro14 de fevereiro16 de março

515 de janeiro17 de fevereiro17 de março

616 de janeiro18 de fevereiro18 de março

717 de janeiro19 de fevereiro19 de março

820 de janeiro20 de fevereiro20 de março

921 de janeiro21 de fevereiro23 de março

022 de janeiro24 de fevereiro24 de março

A consulta ao valor e o pagamento do IPVA podem ser realizados na rede bancária, por meio dos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências. Basta ter o número do Renavam do veículo.

Também é possível verificar o valor diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/). Na consulta via portal, além do número do Renavam, é necessário informar a placa do veículo.

O proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.

O contribuinte que desejar também pode optar por antecipar o pagamento dos tributos e fazer o licenciamento, sem a necessidade de esperar a data de vencimento (conforme o número final da placa do veículo).

Neste ano, a desvalorização dos veículos usados provoca redução média de 3,54% do IPVA em São Paulo.

O dado é da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que pesquisou 11.868 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

Atraso

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Se continuar inadimplente, o débito irá para a dívida ativa.

Fonte: Agora

#sindnews

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo