• Sindicato dos Bancários

OIT debate o Trabalho Decente no mundo


De ontem (30/05) a 11/06, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, Suíça, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) realiza a 105ª Conferência Internacional do Trabalho de 2016, com o tema “Trabalho Decente nas Cadeias Globais de Valor”.

O evento reúne líderes de todo o mundo e a delegação brasileira é composta por dois delegados representantes do governo, um delegado representante dos empresários e um delegado representante dos trabalhadores, cada qual com direito a dez conselheiros técnicos e cinco suplentes, além de observadores.

O delegado representante dos trabalhadores é o presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, Sérgio Leite, e a delegada adjunta é a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Força Sindical, Ruth Coelho Monteiro.

“Vamos lutar por uma convenção ou recomendação da OIT responsabilizando as marcas ou empresas multinacionais sobre as cadeias de valor, que são um conjunto de atividades que envolvem a confecção de um produto, desde o início até a entrega ao consumidor final. Nosso objetivo é garantir, por meio de acordos globais, o trabalho decente em todos os elos da cadeia, em todos os países do mundo”, diz Ruth.

Para os trabalhadores, trabalho decente é sinônimo de liberdade de organização sindical e negociação coletiva, respeito às normas do trabalho internacionais e nacionais, diálogo social permanente, garantia do salário mínimo vital, geração de empregos dignos, eliminação do trabalho escravo e do trabalho infantil e não discriminação por sexo, raça, etnia, religião ou convicção política.

“Os governos precisam fazer com que as empresas multinacionais, grandes concentradoras da riqueza mundial, tenham respeito ao meio ambiente e compromisso com o combate à pobreza e às desigualdades econômicas e sociais. Isto é fundamental para a conquista do desenvolvimento sustentável de todos os países”, diz Ruth.

Além da UGT, participam da 105ª Conferência Internacional do Trabalho de 2016 representantes da CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CSB.

Fonte: site www.mundosindical.com.br

Diretoria Executiva da CONTEC

#sindnews

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo