• Sindicato dos Bancários

ANABB apresenta proposta para CASSI


A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) publicou no site dela (http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=4&codPagina=49358) proposta para a sustentabilidade da CASSI. A propositura é resultado de entendimentos da própria ANABB, FAABB e AAFBB. Outras entidades, como a CONTEC, que integram a Comissão Nacional de Negociação, ainda estão debatendo a questão.

Isto porque, parte da proposta encampada pelas associações encontra resistência das entidades sindicais, pois eleva o percentual de contribuição dos funcionários, aposentados e pensionistas.

A CONTEC entende que é fundamental a união de todos as entidades, funcionários e participantes para salvar a CASSI. No entanto, devemos considerar que:

1º - A proposta das associações é elevar as contribuições de 7,5 para 11,58%. Há alguns dias, o diretor William apresentou uma proposta para a governança da CASSI elevando de 7,5 para 9% ou 9 e pouco por cento.

2º - É imprescindível que a elevação das contribuições seja acompanhada de garantias por parte do Banco. O BB tem de assumir o compromisso de NÃO implementar alterações em sua política salarial – como fez a partir de 1997, retirando o anuênio, depois reduzindo o percentual dos interstícios da carreira e, por último, praticando o achatamento salarial com a substituição de reajustes por abonos. A propósito, na campanha salarial deste ano, a ordem do Ministro Levy (para o BB e CAIXA) foi de reajuste de apenas 5,5%. E foi graças à conjuntura política que conseguimos evitar esse novo rebaixamento.

3º - A implantação dos projetos-piloto das medidas estruturantes deve gerar redução de custos, com reflexos nos resultados da CASSI.

4º - O salário de ingresso no BB torna a elevação das contribuições mais pesada para esse segmento.

Destacamos ainda outras considerações apontadas por vários dirigentes sindicais, que se reuniram no último dia 23/11/2015, para debater a sustentabilidade da CASSI.

Considerando:

a) os déficits acumulados pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI);

b) a impossibilidade de abrirmos mão da responsabilidade do Banco com os funcionários aposentados e que vierem a se aposentar;

c) a necessidade de manutenção das premissas fundamentais de estratégia da saúde da família;

d) a manutenção da solidariedade;

e) a garantia dos atuais direitos de ativos, aposentados e pensionistas; e,

f) a grande preocupação com futuros desequilíbrios financeiros da entidade,

Foi sugerido o debate pelas entidades integrantes da Comissão Nacional de Negociação, da conveniência de proposição do aporte dos montantes necessários para cobertura do déficit e (se o BB não bancar) implantação das medidas estruturantes com o Modelo de Atenção Integral à Saúde –, na proporção de 60% pelo Banco e 40% pelos funcionários, no prazo de 24 (vinte e quatro) ou 36 (trinta e seis) meses, a serem antecipado pelo Banco, com o compromisso de implementação das medidas estruturantes e de continuarmos debatendo alternativas para que as receitas da CASSI possam acompanhar a variação do Fipe saúde e possibilidade de inclusão dos incorporados.

Vejam que a proposta da CONTEC – decorrente da reunião de 23/11/2015 – foi de debate sobre a elevação temporária, para rateio de 40% dos déficits e, se o BB não bancar exclusivamente, cobertura de 40% dos custos para implementação das medidas estruturantes.

Ocorre que, diante do posicionamento do BB na última reunião de negociação realizada no dia 21/12/2015 (vide minuta de informativo 15/2093, publicado em 22/12/2015, no site da Contec) e considerando que posicionamento da entidade necessita estar em harmonia com as bases, teremos que nos reunir novamente para debate, avaliação e definição de proposta considerando o novo quadro.

A par do nosso desejo de urgência no encontro de soluções para a CASSI, temos que ouvir e debater com as bases. Necessitamos da contribuição de todos. É importante podermos contar com todos para nos ajudar nessa luta pela defesa da CASSI e dos interesses de todos os colegas do plano de associados, sejam da ativa, aposentados ou pensionistas.

Diretoria Executiva da CONTEC

#2 #bb

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo