• juliana9986

Tecnologia que permite usar cartão por aproximação é alvo de golpistas; saiba como se proteger

Tecnologia é chamada de NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como "comunicação de campo próximo".


Uma nova comodidade oferecida por cartões de crédito tem causado preocupação para especialistas em tecnologia e segurança e também para os clientes. A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha. Por isso, o sistema tem sido alvo de golpistas.

O pagamento é feito pela aproximação e, dependendo do valor, não precisa nem de senha. Essa tecnologia é chamada de NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como "comunicação de campo próximo". Os golpistas estão aproveitando a tecnologia para fazer furtos. Um vídeo mostra que, enquanto o cliente se distrai, um homem aproxima a maquininha do bolso dele e o pagamento é autorizado imediatamente. A vítima não percebe a ação.

Essa facilidade, de pagar por aproximação, também está disponível no celular ou no relógio, por exemplo, que ainda são mais seguros. Para o especialista em tecnologia Gilbero Sudré, o alvo mais fácil é o cartão de crédito.

"A funcionalidade é de não precisar passar ou inserir cartão na maquininha. Você simplesmente aproxima da máquina, onde é feita uma comunicação sem fio e os dados são transferidos para o aparelho", explicou Sudré.

Esse tipo de transação tem o limite bem baixo, um valor que consegue fazer a transação sem senha. "O grande problema é que alguns hackers conseguiram burlar a limitação, e a transição não tem mais limite máximo. Conseguem fazer a transação com valores muito maiores. Esse é um golpe preocupante", alertou.

Como se proteger

O consultor de tecnologia Gilberto Sudré listou duas dicas para se proteger caso tenha o cartão por aproximação.

  • O primeiro passo é desabilitar a função de proximidade; esta solicitação pode ser feita por aplicativo ou direto com a empresa do cartão;

  • A segunda dica é: algumas carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. O ideal é guardar o cartão de crédito dentro dessas carteiras "blindáveis" para não receber nenhuma surpresa desagradável junto com a fatura no final do mês.

G1

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo