top of page

SOS Rio Grande do Sul: Presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre fala sobre o cenário emergencial do Estado


Na noite desta segunda-feira (13), o Falaban, programa semanal realizado pelo Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região (Seeb Sorocaba) através do YouTube, recebeu o Luciano Fetzner, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários).


O programa é apresentado pelo presidente do Seeb Sorocaba, Júlio Cesar Machado, e o bate-papo foi sobre o cenário emergencial do Rio Grande do Sul após praticamente todo o Estado ser afetado por fortes chuvas e enchentes desde o final de abril.


O número de mortos por conta das chuvas chegou a 147. A Defesa Civil do Estado atualizou às 18h desta 2ª feira (13.mai.2024). São 538.245 desalojados, 127 desaparecidos e 806 feridos. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas e 450 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 77.405 pessoas em abrigos.


O SindBancários está realizando um trabalho diário muito importante neste momento extremamente devastador. Mesmo com os recursos reduzidos, sem água e sem energia, operando apenas com a caixa d'água e um gerador, com o auxílio de voluntários, a sede do sindicato está funcionando como cozinha solidária e está servindo refeições ao longo do dia para os desabrigados. E contando com doações, físicas e virtuais, para dar continuidade no apoio aos afetados pelo desastre.

"Nós construímos uma campanha chamada 'Solidariedade em Dobro', em que todos os recursos que o sindicato recebe, o sindicato dobra e coloca em ações de ajuda. Então, temos comprado aqui, colchões, cobertores, mantimentos, contribuído com outras cozinhas solidárias, aplicado recursos em logística e compra de água.", explica Luciano durante a live.


Ao falarmos especificamente da situação dos bancários afetados pelas enchentes, Luciano conta que a Fenaban se sensibilizou com a situação e compôs uma mesa e instalou uma comissão emergencial que agrega os principais bancos do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre cobrança de metas, que é algo inviável agora, sobre a dispensa de funcionários que estejam sem água/energia, que estejam com suas casas alagadas, ou com dificuldade de locomoção, entre outros temas relevantes devido ao cenário atual do Estado.


"Já a iniciativa de solidariedade vinda dos bancos, depende muito de instituição para instituição, algumas adiantaram o 13º salário, outras ofereceram ajuda para funcionários que ficaram desalojados...", esclarece o presidente do SindBancários ao ser questionado sobre as ações dos bancos.


Ainda na transmissão ao vivo, Luciano ressaltou a importância de algumas agências bancárias, dentro das possibilidades, estarem funcionando, visto que o sistema financeiro agora é de extrema valia, já que muitas pessoas perderam cartões e não estão tendo acesso ao dinheiro eletrônico.


Dirigentes sindicais de Sorocaba, e também de outras regiões, participaram da live e demonstraram apoio e solidariedade às vítimas dos alagamentos. "Nós precisamos entender que enfrentar as mudanças climáticas, significa todos nós mudarmos nosso dia a dia, nossos hábitos de consumo, nosso modo de vida. É uma tarefa de toda a sociedade.", disse David Zaia, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). ​​"Mas nesse momento é importante a solidariedade aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul.", finaliza David.


O presidente do Seeb Sorocaba, Júlio Cesar, encerrou o bate-papo pedindo aos telespectadores que divulguem aos colegas a ação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e que reforcem a importância das doações via Pix para que o SindBancários possa continuar apoiando a população local.

Aos que desejam colaborar, o meio disponibilizado abaixo é oficial e doações de qualquer valor são muito bem-vindas!


Sindicato dos Bancários de Porto Alegre

Chave PIX (celular): (51) 920044245


O programa completo pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=8Q4f739iFd8






Commentaires


bottom of page