
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, realizou, na última semana, uma pesquisa com os bancários do Itaú para entender os principais problemas enfrentados no ambiente de trabalho e o nível de adoecimento mental e físico dos mesmos.
A pesquisa foi feita de maneira virtual e anônima. E foi direcionada através dos nossos diretores para todos os bancários do Itaú da região de Sorocaba.
Para que a resposta fosse validada, bastava informar a cidade onde trabalha e quais são os problemas enfrentados diariamente no ambiente de trabalho. O bancário tinha a opção de assinalar mais de uma resposta. E as alternativas eram:
Medo do desemprego
Cobrança abusiva de metas
Sensação de insegurança
Falta de apoio para o desenvolvimento profissional
Sobrecarga de trabalho
Assédio moral
Assédio sexual
Fechamento de agências
Outros
Os bancários que assinalaram a alternativa "outros" puderam deixar uma mensagem relatando quais seriam essas questões.
A cidade mais citada na pesquisa foi Sorocaba, com 75,8% das respostas válidas. Cidades como Boituva, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade e Tatuí também aparecem no levantamento.
56,9% dos bancários do Itaú que participaram da pesquisa relatam estar sobrecarregados de trabalho, 51,7% dizem ter medo do desemprego, 46,6% se sentem inseguros, 44,8% afirmam que as cobranças de metas são abusivas, 27,6% sentem falta de apoio do banco para o desenvolvimento profissional, 17,2% citam o fechamento de agências, 13,8% colocam o assédio moral como um problema enfrentado e 13,8% relatam ter outros problemas além destes citados.
Não houveram apontamentos sobre assédio sexual.
Abaixo podemos conferir algumas colocações feitas por aqueles que assinalaram a alternativa "outros":
Agência com estrutura extremamente precária. Problemas com internet, energia e até mesmo falta de água.
Grande movimento na agência e poucos funcionários para atender.
Sem ar condicionado há mais de dois meses.
Aumento das metas no decorrer do ano dificultando entrega de orçamento e recebimento de variável.
Aumento das metas no decorrer do ano dificultando entrega de orçamento e recebimento de variável. Muita cobrança.
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