Os aparelhos celulares se tornaram essenciais em nosso cotidiano e ali armazenamos muitas informações pessoais como por exemplo, contas bancárias, e-mail, documentos, entre outras informações confidenciais ao usuário do aparelho.
Justamente por isso, bandidos ficam de olho em celulares na expectativa de ter acesso total a essas informações e usar elas em seu favor. Devido a isso, algumas dicas de cuidados devem ser utilizadas para que o usuário fique protegido de possíveis golpes envolvendo a segurança do seu celular.
Dicas de segurança:
1) Use senhas alfanuméricas (incluindo símbolos e combinando letras minúsculas e maiúsculas) diferentes para cada cadastro, como em redes sociais e e-mail.
2) Use sequências numéricas aleatórias em instituições financeiras, como senhas de cartões ou credenciais em aplicativos bancários (nada de datas comemorativas ou números sequenciais óbvios).
3) Ative a verificação em duas etapas com número de celular ou e-mail.
4) Coloque senha no chip (SIM) da operadora, o que irá impedir que ladrões insiram o cartão em outro aparelho e tenha acesso ao seu número.
5) Desconfie sempre: não clique em links duvidosos ou dê informações pessoais, mesmo que o pedido parta de um contato conhecido – esses podem ser casos de “phishing”, quando o criminoso tenta extrair informações de você.
6) Ative todas as biometrias do seu aparelho, como leitores de digitais e de rosto, que ajudam a criar uma camada a mais de segurança.
7) Se preferir, use aplicativos para a criação de senhas aleatórias.
Comments