Parte dos contribuintes incluídos no quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 não recebeu os valores programados para serem pagos nesta quinta-feira (31).
Nesta quinta, a Receita Federal pagou o maior lote de restituição deste ano, no valor de R$ 7,5 bilhões, para 6,1 milhões de contribuintes entre prioritários e não prioritários, e falhas, consideradas pontuais pelo fisco, impediram pagamentos, que, segundo alguns bancos, tinham até as 18h para serem realizados.
Em nota, a Receita informou que “devido ao grande volume de restituições do lote de agosto, ocorreu uma demora nos pagamentos de TED”. Segundo o órgão, por volta das 16h, a situação já havia sido regularizada.
A recomendação é para que o contribuinte verifique novamente se a restituição foi creditada.
Caso o crédito em conta não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Neste caso, é possível reagendar o crédito pelo:
Portal BB, no endereço https://www.bb.com.br/irpf,
Pela central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o valor não seja resgatado, deverá ser feito um pedido dos valores no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal). Para isso, o contribuinte deverá:
Selecionar “Declarações e Demonstrativos”
Depois, clicar em “Meu Imposto de Renda”
Em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”
Comments