top of page

Filas são registradas no Banco Mercantil e sindicato fala de fatores que podem ocasionar o problema

Foto do escritor: Sindicato dos BancáriosSindicato dos Bancários

Na última semana, foram publicados vídeos em um jornal de Sorocaba, referente às filas registradas no Banco Mercantil. Um dos vídeos foi feito no Banco Mercantil da Avenida Itavuvu e o outro no Centro da cidade. Os vídeo foram feitos por leitores e enviados ao jornal.


O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região informa que o problema relatado no vídeo em questão se estende pelas demais instituições financeiras.


Sobre essa situação, o sindicato recebeu uma declaração do Reginaldo Faria, que foi bancário por diversos anos. Segundo Reginaldo, ele acredita que o banco pode sim aprimorar seu atendimento para melhor atender os cliente, mas deve-se analisar os fatores que impulsionam a frequência dessas filas de maneira específica.


O ex-bancário cita como um dos fatores causadores, o fato de que quanto mais cedo o banco abre para atendimento ao público, mais cedo os clientes começam a aparecer, na expectativa de ser um dos primeiros a chegar e assim ser atendido mais rapidamente. E isso tem como resultado uma aglomeração em frente ao banco.


É válido ressaltar também que com a pandemia, alguns funcionários dos bancos ainda estão trabalhando em Home Office e isso interfere no quadro dos funcionários disponíveis para atendimento presencial.


Pode-se observar também que, no caso do Banco Mercantil, é oferecido um atendimento personalizado ao idoso que acaba prolongando o atendimento, pois este funcionário precisa oferecer os produtos ofertados pelo banco ao idoso, para assim atingir metas.


A Lei 12.323, de 20 de julho de 2021, que institui 15 minutos de espera em dias normais e 30 minutos em dias de pico em Sorocaba precisa ser revista, já que os bancos não estão trabalhando mais com caixas físicos.


Segundo o sindicato, é importante enfatizar que não houve retorno da prefeitura sobre esse assunto.


Comments


bottom of page