Na última semana, foram publicados vídeos em um jornal de Sorocaba, referente às filas registradas no Banco Mercantil. Um dos vídeos foi feito no Banco Mercantil da Avenida Itavuvu e o outro no Centro da cidade. Os vídeo foram feitos por leitores e enviados ao jornal.
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região informa que o problema relatado no vídeo em questão se estende pelas demais instituições financeiras.
Sobre essa situação, o sindicato recebeu uma declaração do Reginaldo Faria, que foi bancário por diversos anos. Segundo Reginaldo, ele acredita que o banco pode sim aprimorar seu atendimento para melhor atender os cliente, mas deve-se analisar os fatores que impulsionam a frequência dessas filas de maneira específica.
O ex-bancário cita como um dos fatores causadores, o fato de que quanto mais cedo o banco abre para atendimento ao público, mais cedo os clientes começam a aparecer, na expectativa de ser um dos primeiros a chegar e assim ser atendido mais rapidamente. E isso tem como resultado uma aglomeração em frente ao banco.
É válido ressaltar também que com a pandemia, alguns funcionários dos bancos ainda estão trabalhando em Home Office e isso interfere no quadro dos funcionários disponíveis para atendimento presencial.
Pode-se observar também que, no caso do Banco Mercantil, é oferecido um atendimento personalizado ao idoso que acaba prolongando o atendimento, pois este funcionário precisa oferecer os produtos ofertados pelo banco ao idoso, para assim atingir metas.
A Lei 12.323, de 20 de julho de 2021, que institui 15 minutos de espera em dias normais e 30 minutos em dias de pico em Sorocaba precisa ser revista, já que os bancos não estão trabalhando mais com caixas físicos.
Segundo o sindicato, é importante enfatizar que não houve retorno da prefeitura sobre esse assunto.
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