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Foto do escritorSindicato dos Bancários

Falha no Caixa Tem aumenta fila de saque do auxílio emergencial

Beneficiários não conseguem transferir valor ou ter acesso ao código do saque


Trabalhadores que não conseguiram movimentar a conta digital da Caixa para receber o auxílio emergencial engrossaram as filas nas portas das agências do banco estatal nesta segunda-feira (27), primeiro dia do saque em dinheiro do benefício.

O aplicativo necessário para fazer a transferência do auxílio é o Caixa Tem. Mas as sucessivas falhas apresentadas pelo programa impedem o pagamento para beneficiários cujo direito já foi confirmado.

Essa situação levou às filas da Caixa pessoas que nem sequer preenchiam os requisitos para fazer o saque nesta segunda, data reservada exclusivamente para nascidos em janeiro e fevereiro. Segundo o banco, a opção para saque é habilitada no Caixa Tem de acordo com o calendário.

A autônoma Ana Souza, 42 anos, faz aniversário em julho. Com o seu auxílio emergencial aprovado desde 20 de abril, ela está há uma semana tentando acessar o Caixa Tem.

Sem a renda gerada pelo trabalho como vendedora de artesanato, ela saiu da agência na Bela Vista (região central) orientada a tentar refazer a transferência pelo aplicativo a partir de quarta-feira (29). “Vou tentar novamente, é o que eu posso fazer”, comentou.

A dona de casa Elenilda Alves Cordeiro Pessoa, 63, e o marido dela, o vendedor de tapiocas Adeildo Sebastião Pessoa, 63, também entraram na fila para destravar o Caixa Tem.

“Não tem jeito, já tentamos não sei quantas vezes, mas não funciona”, conta Adeildo, que passou por uma cirurgia cardíaca recentemente e “nem deveria estar trabalhando” devido à fragilidade da sua saúde.

Elenilda e Adeildo não recolhem para Previdência e, por isso, não podem pedir aposentadoria ou auxílio-doença para o INSS. “Minha filha está ajudando a gente com uma cesta básica”, conta Elenilda.

O pedreiro Rafael Carrião, 35, do Jardim Iguatemi (zona leste), tem conta ativa em um banco privado. Na última terça-feira, ele fez a transferência do auxílio pelo aplicativo e recebeu o comprovante. Quatro dias úteis depois, o dinheiro ainda não foi depositado.

Ao telefonar para o número exclusivo para dúvidas sobre o auxílio emergencial, o 111, Carrião foi informado de que a situação estava normal e era necessário aguardar.

No Caixa Tem, desde que a transferência foi feita, a informação que aparece é que o recurso está desativado.

Desde que a pandemia começou, as três obras em que ele trabalhava estão paradas. Agora, Carrião, a esposa dele, também desempregada, e os quatro filhos do casal precisam do dinheiro para pagar as contas do mês e se alimentar. “A gente recebe o Bolsa Família, que ajuda também”, completa.

Quem recebe o Bolsa Família também pode receber o auxílio emergencial. Nesse caso, o governo pagará o benefício que for maior, o auxílio emergencial ou ou Bolsa Família. O pagamento para esses beneficiários é feito no mesmo dia da liberação do Bolsa Família, conforme calendário do programa, que varia segundo o número final do NIS (Número de Identificação Social).


População tem dificuldade para utilizar aplicativo

Beneficiários do auxílio emergencial com a conta-poupança digital dependem do aplicativo para ter o dinheiro liberado.

De acordo com a Caixa, para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O aplicativo gera um código autorizador para o saque, com validade de duas horas.

A operação, no entanto, não foi simples para muitos beneficiários do auxílio. Na manhã desta segunda, funcionários da Caixa orientavam os trabalhadores e tentavam ajustar os celulares para a liberação do benefício pelo aplicativo.

O pintor Valdecir Antonio Bueno, 49 anos, foi até a agência da av. Guapira, 2.440, no Jaçanã (zona norte), para buscar informações sobre o Caixa Tem.

Sua renda despencou com a quarentena, em vigor desde 24 de março para evitar o contágio ao novo coronavírus. "Fui aprovado para receber o auxílio emergencial, mas não consigo acessar o Caixa Tem", relata.

Como a conta digital da Caixa não tem cartão, o beneficiário precisar usar o aplicativo Caixa Tem para liberar o resgate da grana. O aplicativo fornece o código necessário para a operação de saque nos caixas eletrônicos.

"Explicaram como configurar o aplicativo: em configuração e acesso tudo. Mas talvez por causa da minha internet, ainda não consegui acessar o Caixa Tem. Vou tentar em casa", conta Bueno, que mora em Mairiporã (Grande SP).​

Na mesma agência estavam as cabeleireiras Tamara Pereira Rosa, 33 anos, e Iolanda Maria Pereira, 64 anos, para tentar sacar o benefício de R$ 600, sem sucesso. Proprietárias de um salão e beleza, mãe e filha estão sem renda desde 18 de março, por causa do isolamento.

"Minha mãe nasceu em fevereiro, podia sacar, mas não conseguimos receber o código. Não aparece no aplicativo", afirma Tamara.​

"O funcionário mexeu no meu celular, nas configurações, mas continuo sem conseguir acessar o Caixa Tem. Quando me inscrevi só consegui acessar de madrugada, ao longo do dia é impossível acessar", relata.

O vendedor ambulante Gilberto Bezerra, 60 anos, de São Mateus (zona leste), disse que foi orientado na Caixa da agência a pedir um código no celular da pessoa que fez o cadastro para ele.

"Estou há 40 dias parado. Eles me deram esse papel e falaram para entrar nesse aplicativo. Vou pedir para a pessoa que está me ajudando", dizia ele, enquanto mostrava o papel entregue pelo funcionário do banco.


O que diz a Caixa

A Caixa afirma que disponibilizou cerca de 3.000 funcionários para reforçar as equipes para orientação e atendimento ao público e liberou uma nova versão do aplicativo CAIXA Tem. "A atualização já está disponível para download", afirma o banco.

Segundo a Caixa, a nova versão do aplicativo amplia a capacidade de acessos simultâneos, disponibilizando uma previsão de atendimento aos usuários que não conseguirem acesso imediato nos horários de maior utilização.

O banco afirma que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como para transferências, entre outros serviços.​

O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial soma 63,8 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, supera 52,7 milhões de downloads, segundo o banco público.


Calendário

A opção para saque é liberada no aplicativo de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. A intenção, afirma o banco, é evitar aglomerações nas unidades de pagamento, expondo funcionários e clientes ao vírus.

Confira abaixo o calendário de saques:

  • 27 de abril – beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro

  • 28 de abril – beneficiários nascidos em março e abril

  • 29 de abril – beneficiários nascidos em maio e junho

  • 30 de abril – beneficiários nascidos julho e agosto

  • 4 de maio – beneficiários nascidos em setembro e outubro

  • 5 de maio – beneficiários nascidos em novembro e dezembro

Veja como resgatar o benefício

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem

  2. Selecione a opção "Saque sem Cartão" - que será habilitada na data marcada para o resgate da grana

  3. Clique "Entrar"

  4. Escolha a opção "Saque Auxílio Emergencial"

  5. Clique em "Gerar Código para Saque"

  6. Digite a senha de seis dígitos para acesso ao Caixa Tem

  7. Como não há cartão para esta conta digital, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. Anote o número. Este código terá validade de 2 horas

  8. No caixa eletrônico, digite o código autorizador no campo específico

  9. Na lotérica, informe o número para o atendente

Atenção! Será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque

Horário das agências

  • Algumas unidades da Caixa estão com horário especial de funcionamento

  • Para sacar o auxílio emergencial não é necessário ir à agência durante o horário do expediente

  • Como o saque é feito no caixa eletrônico, é possível optar por horários alternativos e evitar filas

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