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Consumidor: Pesquisa indica que financeiras e planos de saúde lideram o ranking de reclamações


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) indica que os problemas relacionados a planos de saúde voltaram a crescer e passaram a liderar o ranking de reclamações e atendimentos em 2021.


De todas as reclamações registradas, segundo a pesquisa, 24,9% são sobre planos de saúde. Logo em seguida, aparecem serviços financeiros com 21,5%.


A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos – 27,4% das reclamações envolviam aumento. A maioria dizia respeito aos planos de saúde coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde o que representa 16,2%.


Já em relação aos serviços financeiros, a maior queixa se deve à cobrança indevida, o que corresponde a 21% das reclamações sobre esse problema, seguida por falhas de informação (15,8%) e renegociação de dívidas (13%).


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