Falha de resfriamento em data center da empresa levou à interrupção do serviço
Desde a manhã desta segunda-feira (7) clientes relatam dificuldade em acessar o aplicativo Caixa Tem, usado para recebimento de benefícios do governo, como o auxílio emergencial e Bolsa Família.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a falha é na sua provedora de serviços IBM, responsável pelo tráfego de informações do aplicativo.
“Tão logo detectou a indisponibilidade, a Caixa acionou a IBM para que apresente solução o mais rapidamente possível”, disse o banco por meio de nota.
Em seu Twitter, a IBM disse às 9h49 desta segunda que houve uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o seu data center (centro de processamento de dados) em São Paulo, resultando em uma interrupção no serviço. “A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível”.
Na rede social, usuários relataram durante toda a segunda dificuldade em acessar o aplicativo. Quem conseguiu, caiu em uma sala de espera virtual e, na vez de atendimento, o aplicativo não abriu.
Ao fim da tarde, a IBM disse que o problema foi resolvido e a temperatura do data center da IBM Cloud em São Paulo se estabilizou. "A conectividade de rede foi restaurada e as equipes técnicas da IBM estão trabalhando a toda velocidade para restaurar todos os serviços o mais rápido possível".
Procurada, a IBM disse que iria ater seu comunicado aos tuítes.
A Caixa Tem está vinculada a 105 milhões de contas e, em dezembro, acontece o último ciclo de pagamento do auxílio.
Para cumprir o calendário ainda dentro do que permite o decreto de calamidade pública, válido até o fim de 2020, a Caixa concluirá todos os depósitos das parcelas em aberto entre os dias 13 e 29 para cidadãos que solicitaram o benefício por aplicativo ou foram incluídos por estarem inscritos no CadÚnico.
Beneficiários do Bolsa Família que recebem o auxílio também terão os depósitos neste mês, mas entre os dias 10 e 23.
Folha de SP
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