top of page

Beneficiários do INSS agora não precisam mais fazer prova de vida, confira as novas regras


A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS ficou mais fácil a partir de 2023, e agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão.


Desde o início do ano, o INSS usa o cruzamento de informações públicas sobre o cidadão para confirmar quem está vivo e pode seguir recebendo seus pagamentos. O instituto leva em consideração atos registrados em bases de dados como prova de vida. Na prática, são utilizadas informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, mas também bases de dados privadas que mantenham acordo de cooperação com o INSS. Somente quando o cruzamento de dados não for possível é que o beneficiário será notificado sobre a necessidade da realização da prova de vida, mas é obrigação do próprio INSS avisar o cidadão. Caso queira, o segurado ainda pode realizar a prova de vida como nos anos anteriores: se deslocando até uma agência bancária ou utilizando os aplicativos Meu INSS e gov.br.


Veja o passo a passo:

  1. Faça login no aplicativo Meu INSS;

  2. Na página inicial, escolha "Ver mais" e, em seguida, "Prova de vida";

  3. Escolher "Iniciar prova de vida";

  4. Depois disso, será preciso acessar o aplicativo gov.br para a realização da biometria. Vá ao app e clique no botão "Autorizações";

  5. Selecione a autorização para prova de vida, marcada como "pendente", e escolha a opção "Autorizar";

  6. Confirme a autorização selecionando "Ok";

  7. Responda à pergunta do aplicativo sobre sua documentação;

  8. Permita que o aplicativo tire fotos e grave vídeos. Depois disso, siga os comandos da tela para captar a imagem de seu rosto;

  9. Ao final, sua biometria será finalizada. Retorne ao aplicativo Meu INSS;

  10. Selecione novamente o botão "Prova de Vida"; em seguida, a tela irá exibir a confirmação do procedimento e o número do protocolo.


bottom of page