top of page

Bancários da Caixa do Interior de SP são Convocados para Missão de Apoio no Rio Grande do Sul

Nós, do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, recebemos o contato de Sandra de Cássia Cruz, bancária da Caixa de Salto de Pirapora, que nos contou sobre sua participação em uma missão no Rio Grande do Sul. A missão teve o objetivo de auxiliar no atendimento das agências após os alagamentos devastadores. Sandra compartilhou detalhes importantes dessa experiência, destacando o apoio às comunidades afetadas. Estamos comprometidos em divulgar histórias como essa, que mostram o compromisso dos bancários com o bem-estar das comunidades em momentos de crise.


Segundo os relatos da Sandra, foi convocada uma equipe de mais de 70 funcionários do interior de São Paulo para participar da Missão Caixa RS. Esses funcionários foram designados para trabalhar nas agências das cidades da região metropolitana de Porto Alegre, como Canoas, Esteio, São Leopoldo, Cachoeirinha, entre outras, além do interior gaúcho. O objetivo era reforçar o quadro de empregados locais para lidar com o pagamento de benefícios liberados e com a rotina de atendimento bancário, durante o período de 03 a 14 de junho.


A tragédia afetou a maioria da população e várias agências também foram impactadas por alagamentos e saques, o que obrigou os empregados a se dividirem entre aquelas que ainda estavam operacionais.


Apesar do caos instalado, nestas duas semanas a região foi favorecida pelo "veranico", um período de tempo seco e mais quente, o que ajudou a população a remover entulhos, limpar as casas e secar, permitindo o início do retorno às suas residências.


Nesse momento, o trabalho dos bancários foi de extrema importância, pois enfrentaram dias de filas imensas para atender uma população já muito desgastada, muitos dos quais estavam instalados em abrigos e sem documentos.


Sandra de Cássia, da agência Salto de Pirapora/SP, expressou um sentimento de gratidão pela oportunidade de ajudar essa comunidade resiliente. Ela também destacou a solidariedade entre colegas de trabalho, muitos dos quais perderam tudo, enquanto outros tiveram parentes e amigos afetados. Segundo ela, isso afeta profundamente o psicológico de qualquer pessoa, e esses colegas merecem todo o seu respeito.


Todos os empregados que participaram dessa missão foram escolhidos após se voluntariarem para o trabalho, através de inscrição na intranet da empresa.


Abaixo podemos conferir alguns depoimentos dos participantes da missão e algumas fotos (todo o material aqui presente foi fornecido por Sandra de Cássia Cruz).


"Quando me chamaram pra atuar no Missão CEF RS eu já estava preparado para os atendimentos em quantidade na região em virtude da situação climática que ocorreu. Foi uma enorme satisfação em atuar e ajudar os colegas CEF de RS e população, quando falava que era de SP eles agradeciam a ajuda que estava realizando, desejavam felicidades, Deus te guarde e abençoe por essa atitude, também pelo esforço em ajudar no que era possível. Eu fiquei muito lisonjeado, sem palavras em muitos momentos também.", disse Anderson Carvalho, da agência Santana (São Paulo) e que trabalhou nas agências Guaíba/RS e no container em Eldorado do Sul.


"A gratidão e o alívio das pessoas quando recebiam nossa ajuda reforçavam a importância de estar lá, fazendo a diferença. Foi uma jornada transformadora, você volta diferente, sem dúvida.", afirma Kay France Evangelista, agência Ouro Verde 4089, trabalhou na agência Igara, de Canoas/RS.


"Quero aqui expressar minha gratidão a CEF por nos proporcionar essa experiência incrível voluntária e solidária aos nossos irmãos gaúchos. Foi uma alegria poder ajudar a demanda das agências; ouvir pessoas e ajudá-las na reconstrução de suas casas, foram momentos que marcaram minha trajetória na CEF. Agradeço aos colegas que conheci, clientes e a todos os envolvidos nessa missão RS, até breve!", finalizou Elaine Dias, que trabalha na Vila Hortolândia em Jundiaí e trabalhou na Cachoeirinha /RS.




Comments


bottom of page