A concessão para a iniciativa privada das linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligam a estação Júlio Prestes a Itapevi e Osasco a Grajaú, na Grande São Paulo, pode ser a saída para a viabilização do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Sorocaba, anunciado em 2012, mas que não saiu do papel..
A informação partiu do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais.Em resposta a um internauta que o indagou sobre a prometida ligação ferroviária de passageiros entre Sorocaba e a capital, Baldy respondeu: “Temos estudos sendo feitos com previsão de levar o trem de passageiros da linha 8 até Sorocaba na concessão que será colocada aos investidores privados”.
A linha 8, ou Diamante, que liga Júlio Prestes a Itapevi, é parte da antiga linha tronco da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e está inativa para passageiros a partir de Amador Bueno, um bairro na divisa com São Roque.
Em novembro do ano passado, o governo do Estado publicou um aviso público de sondagem de mercado para a concessão conjunta das linhas 8 e 9 da CPTM.
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Por esse instrumento, conforme o edital, a estatal paulista objetiva prover “subsídios técnicos, financeiros e jurídicos que poderão ser aproveitados pelo governo do Estado de São Paulo na estruturação do projeto”, mediante a realização de visitas técnicas e reuniões individualizadas com agentes privados interessados.
De acordo com o site do Programa de Parcerias Público-Privadas do governo estadual, já ocorreram duas rodadas de reuniões com interessados para tratar das linhas 8 e 9.
O Estado deve utilizar as informações nelas coletadas, e em eventuais outras, para redigir e publicar o edital de concessão do sistema. Antes, devem ocorrer as audiências públicas exigidas pela lei de licitações. A previsão é de que o novo operador assuma os serviços até setembro deste ano.
Concessão conjunta
A possibilidade de inclusão da linha de passageiros até Sorocaba no edital das linhas 8 e 9 da CPTM é um fato novo que antecede a publicação do edital de concessão das linhas Diamante e Esmeralda do trem metropolitano. Caso se confirme, é o mesmo modelo acertado para a viabilização do TIC entre São Paulo e Campinas.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul