O décimo mês do ano chegou e junto com a campanha de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero: o Outubro Rosa. Trata-se de um movimento mundial como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, o Outubro Rosa acontece desde 2002 com a adoção da cor rosa como motivadora de campanhas publicitárias. Edifícios são iluminados, mulheres usam laços como símbolo da necessidade de que outras mulheres busquem com regularidade a realização de exames preventivos.
No entanto, especialistas da área médica ressaltam a necessidade de cuidado com as mensagens divulgadas neste período.
Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebooke Twitterem língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.
Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A mamografiaé um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
O exame papanicolau – realizado como preventivo de doenças nas consultas regulares ao ginecologista – também é um importante instrumento para detecção do câncer do colo do útero.
Esses dois importantes exames devem ser feitos com regularidade após visita ao ginecologista. Lembre-se que o mais importante na vida é cuidar da saúde. Portanto, previna-se! Procure um médico e faça seus check-ups!
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