• Sindicato dos Bancários

Itaú demite 100 gerentes por ativação de contas


Banco também está retirando portas automáticas

O banco Itaú demitiu cerca de 100 gerentes de contas, por reativarem contas paradas e contas novas. Mas antes disso, aproximadamente 400 gerentes haviam sido advertidos pelo banco para não mais agir dessa forma. Os que foram demitidos aparentemente ignoraram o aviso do banco, selando seu destino. O banco comunicou a todos que na segunda advertência, a demissão seria imediata.

Para conseguir autuar os gerentes, o banco retroagiu sua investigação até 2018, quando a reativação fraudulenta de contas contava como meta. A iniciativa de alguns foi de transferir valores para contas inativas ou novas, depois estorná-los, mantendo as contas ‘ativas’ com maior facilidade. Hoje esta ativação não é mais permitida. Sendo assim, o motivo para a demissão foi o de “burla de normas”. “O que entristece é que esses demitidos eram bons funcionários e já estavam qualificados, inclusive, para uma promoção dentro do banco. Talvez, na ânsia pelo cumprimento de metas a qualquer custo, usaram de um meio errado para alcançá-la, achando que ninguém iria perceber. O Itaú anunciou o fechamento de 400 agências esse ano e enquanto o sindicato luta para realocar esses funcionários, o próprio acaba, muitas vezes, causando sua demissão”, diz Julio César Machado, Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Sem portas automáticas

Paralelamente ao ocorrido, o Itaú também está aderindo a “um novo modelo de agências, pensadas para melhorar a experiência dos clientes, que apresentam uma verdadeira evolução em termos de tecnologia, praticidade e conveniência”. Na prática porém, essas agências nada mais são que locais com segurança reduzida, expondo os clientes a um assalto mais facilmente, já que esse tipo de agência não tem mais a porta automática – criada para coibir esse tipo de crime. “O Itaú está pegando carona na moda do Santander, que há algum tempo já tem retirado as portas automáticas de algumas agências e pretende aumentar isso. Nós, do movimento sindical, insistimos na importância desse equipamento, fundamental para a segurança de todos que estão dentro da agência”, comenta Julio.

SEEB Sorocaba

#itaú

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo