Planos Econômicos: poupadores demoram a receber restituição, afirma Idec
Pouco mais de um ano depois da homologação, pelo Supremo Tribunal Federal, do Acordo de Planos Econômicos, o Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, afirma que muitos poupadores ainda não conseguiram receber a restituição.Tudo porque, além de estar havendo problemas na plataforma online lançada para atender esse público, os bancos não estariam adotando iniciativas para o cumprimento do acordo.
Segundo o Idec, o Banco do Brasil, o Banco Safra, o Bradesco e o Santander ainda não fizeram nenhum pagamento a associados do instituto.
Para se ter uma ideia, o Banco do Brasil, sozinho, possui 2 mil idosos na fila esperando o pagamento.
Outros bancos já fizeram parte do pagamento. O Itaú restituiu 27% dos poupadores do Idec e a Caixa fará em breve o repasse para 40% deles.
Se até o fim do mês não houver solução, o Idec deverá registrar reclamação na Advocacia-Geral da União, no Banco Central e no Supremo Tribunal Federal.
Os bancos do Brasil, Safra, Bradesco e Santander responderam que não comentariam o assunto e que a porta-voz dos bancos seria a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.
O Acordo dos Planos Econômicos prevê o ressarcimento de cidadãos prejudicados pelos Plano Bresser, Verão ou Collor II que ingressaram na Justiça para serem ressarcidos.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Agência Brasil