Especialista em política dá palestra sobre o tema no sindicato


No dia 27 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região trouxe o professor Erledes Elias da Silveira, para proferir palestra sobre política para os diretores do sindicato. Erledes é mestre em educação, professor universitário, foi bancário por 30 anos e atualmente trabalha com formação político sindical e social. Foi credenciado pela então confederação mundial do trabalho para ser formador nessa área, na qual dá cursos e palestras voltadas à sociologia política.

Conforme o professor, o Brasil está vivendo hoje um momento importantíssimo que é a escolha de nossos representantes políticos. “Além da consciência que devemos ter nesse momento, pesando tudo o que devemos pesar em nossas escolhas, ainda temos que aprender a não mais nos omitir usando o voto branco ou nulo. Porque ao fazermos isso, terceirizamos nossas escolhas. Então, mesmo que você não goste de nenhum desses candidatos que estão aí, escolha alguém. Não anule seu voto. Não se omita num momento crucial como este”, diz.

Erledes discursou sobre a importância da análise dos candidatos à câmara e senado, porque são eles que fazem e aprovam as leis que irão afetar a vida dos cidadãos. “É claro que a escolha do presidente é importante. Mas não devemos menosprezar a importância dos demais cargos, porque num governo eles acabam tendo peso igual ou até maior que o do presidente. E para piorar a situação, nossa legislação dificulta a entrada de novos políticos no cenário, porque ela foi feita justamente para perpetuar os mesmos no poder”.

Conforme explicou Erledes, no caso dos trabalhadores, é preciso ficar atento aos candidatos que tenham propostas favoráveis ao trabalhador. Nesse ponto, ele diz que a busca por informações confiáveis, o debate e a reflexão são importantes para que se conheça os candidatos e suas propostas. Também falou da importância da análise do que o candidato já fez como político. “Não dá para ficar alheio ao processo. E o movimento sindical tem esse dever político, de discutir sobre esse momento. Porque não dá para não viver a política. Ela é tudo o que vivemos: nossa saúde, nossa educação, nosso trabalho, enfim, nossa vida!”.

SEEB Sorocaba

#sindnews

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo