• Sindicato dos Bancários

Sem choques adicionais na economia, BC vê cenário 'confortável' para a inflação


Informação consta na ata da última reunião do Copom, realizada na semana passada, quando os juros foram mantidos estáveis em 6,5% ao ano. Em cenário com câmbio estável, BC vê inflação na meta em 2018 e em 2019 sem necessidade de aumento da taxa Selic.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pela diretoria e presidente da instituição e responsável por fixar os juros básicos da economia, informou, por meio da ata de sua última reunião - quando a taxa Selic ficou estável em 6,5% ao ano - que, na ausência de "choques adicionais" sobre a economia, o cenário inflacionário deve revelar-se "confortável".

Os membros do Copom concordaram que a inflação no mês de junho, que somou 1,26% (a maior taxa para o mês de junho desde 1995), refletiu "efeitos altistas significativos" da paralisação no setor de transportes e outros ajustes de preços relativos. Acresentaram, porém, que projeções de inflação para julho e agosto corroboram a visão de que os "efeitos desses choques devem ser temporários".

Com a manutenção dos juros básicos em 6,5% ao ano na semana passada, a terceira consecutiva, a taxa Selic continuou no menor nível da série histórica do Banco Central – que teve início em 1986.

A definição da taxa de juros pelo BC tem como foco o cumprimento da meta de inflação, fixada todos os anos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2018, a meta central de inflação é de 4,5% (com teto de 6,5%) e, para 2019, é de 4,25% (teto de 5,75%).

Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o BC reduz os juros; quando estão acima da trajtetória esperada, a taxa Selic é elevada. Nessa última reunião, e nas próximas deste ano, o BC começa a focar suas definições sobre a taxa de juros no ano de 2019 - pois as decisões demoram cerca de seis meses para terem impacto pleno na economia

Fonte: G1

#sindnews

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo