• Sindicato dos Bancários

Governo criará site para orientar interessado em sacar saldo do FGTS


A Caixa Econômica Federal deve antecipar um pouco o pagamento dos recursos das contas inativas do FGTS. O início dos saques – que obedecerão dia e mês de nascimento dos trabalhadores – pode começar no dia 10 de março. A data inicial era o dia 13 ou 15 de março. O prazo final entrará no segundo semestre, porque será dado uma margem de tolerância para quem não foi buscar o dinheiro. Clientes da Caixa poderão autorizar o crédito em conta, de acordo com o cronograma.

Na próxima terça-feira, a Caixa divulgará o calendário de pagamento em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Durante o evento, será anunciado um site específico, que está sendo finalizado pelo banco, onde os trabalhadores poderão acessar para saber se t ê m direito ao saque, qual o valor e a data do pagamento.

— Queremos facilitar a vida dos trabalhadores. Ninguém precisa ir às agências para saber se tem direito — disse um técnico envolvido nas negociações.

Dia 10 cairá numa sexta-feira, mas a Caixa tem planos para abrir suas agências nos fins de semana a fim de atender a demanda. A orientação do governo é liberar o dinheiro o mais rápido possível para dar um estimulo à economia da ordem de R$ 42 bilhões.

A medida vai beneficiar trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos sem justa causa. Valerá para os desligamentos ocorridos até 31 de dezembro de 2015. Segundo dados da Caixa, 10,2 milhões de trabalhadores poderão sacar os recursos.

FGTS: o que muda e como sacar

Contas inativas:

A partir de agora o trabalhador poderá sacar todo o seu saldo de contas inativas do FGTS. Contas inativas são aquelas de empregos anteriores, da qual o trabalhador saiu por ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa.

  • Calendário:

Para evitar filas, o governo divulgará em fevereiro um calendário para o saque das contas inativas. Todos os trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar os recursos.

  • Saldo:

O trabalhador pode consultar seu saldo, de contas ativas e inativas, no site da Caixa, no link http://bit.ly/1jCYCyr. É preciso informar o número do NIS ou PIS/Pasep, que está na carteira de trabalho ou no contracheque, e uma senha, que pode ser cadastrada na hora.

  • Senha:

Para cadastrar a senha no site da Caixa, é preciso informar dados pessoais, como nome, nome da mãe, data e local de nascimento, número do CPF, da carteira de identidade ou do título de eleitor.

  • Pelo celular:

O trabalhador também pode consultar seu extrato pelo aplicativo do FGTS para smartphones. No aplicativo, também terá de informar NIS (ou PIS/Pasep) e a senha cadastrada.

  • Por telefone:

O número de atendimento da Caixa é 0800 726 0207. Nas agências também é possível buscar informação, desde que o trabalhador tenha o seu Cartão do Cidadão.

  • FGTS-Vale e FGTS-Petrobras:

Os trabalhadores que usaram recursos da conta vinculada do FGTS para comprar ações da Vale e da Petrobras poderão resgatar as aplicações e usar esse dinheiro quando a Caixa Econômica Federal autorizar o saque dos saldos das contas inativas.

  • Rendimento maior:

O governo, a partir do ano que vem, vai distribuir metade dos lucros do FGTS aos cotistas do Fundo. Com isso, especialistas calculam que a rentabilidade do FGTS, hoje de 3% ao ano mais TR, ficará entre 5% e 6% ao ano mais TR. Em 2016, o lucro do Fundo deve ser de R$ 15 bilhões.

  • Fonte: O Globo

#sindnews

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo