Mudanças nas provas da ANBIMA. E agora?


Como se não fossem suficientes as metas arrojadas existentes atualmente nas instituições financeiras o bancário precisa estar cada vez mais preparado para os desafios do mercado. Em sua visão as certificações Anbima são necessárias? Você se considera um profissional diferenciado após tanto estudar para obter essas certificações? Ou é apenas mais uma exigência que não agrega nada em sua vida?

Independente de ter ou não conseguido responder as perguntas acima uma coisa é fato, o mercado financeiro caminha para um futuro que exigirá profissionais cada vez mais preparados e qualificados. O mundo digital está “engolindo” o sistema e máquinas estarão cada vez mais presentes em nossas vidas, fazendo com que o nosso currículo seja sempre desafiado e exigido.

O mundo do “QI”, ou melhor “Quem Indica” começa a ficar cada vez mais distante e até para os aprendizes já se faz necessário uma postura diferenciada, a de um futuro gerente, qualificado e preparado para o mundo que lhe espera.

A Anbima segue os mesmos passos e a partir de 01.03.2017 começa a exigir profissionais ainda mais qualificados, iniciando para as certificações CPA 10 e CPA 20 um movimento que até então era duvidoso no mercado, a inclusão ou não dos assuntos previdência privada, com direito a inclusão de um módulo exclusivo sobre o assunto, e a inclusão do tema finanças pessoais, este que traz como subitens orçamento familiar, fluxo de caixa, situação financeira, etc., assuntos de suma importância para nossa conjuntura econômica atual, que buscam amenizar os maus frutos colhidos pela da falta de educação financeira em nossas escolas. Exclusivamente na CPA 10 também entram títulos do segmento Agrícola, anteriormente cobrados somente na CPA 20.

A CPA 20 sofre uma alteração em sua estrutura e os módulos a partir de 01.03 começam a seguir a mesma sequência lógica da CPA 10 e o conteúdo que antes estava no módulo I e se repetia no módulo VII (Estatística Aplicada), agora estão consolidados no último módulo do treinamento. Os assuntos apenas mudam de ordem, mas o tema Previdência também é incluído no programa, consolidado em 7 módulos assim como o programa CPA 10.

A inclusão do tema previdência privada deixa cada vez mais claro que a nossa previdência social não traz a credibilidade que precisamos e reservas privadas passam a ser cada vez mais necessárias para quem pretende ter um futuro e uma aposentadoria dignos.

Diante de tanta mudança qual será sua atitude? Esperar o banco pedir ou perder oportunidades por não ter a certificação? “Engolir” e decorar simulados para tirar este problema da frente e estancar momentaneamente a cobrança? Ou esperar pelo pior e ter que passar na prova sob pressão, colocando em risco sua tranquilidade, sua saúde e o tempo preciso que poderia estar dedicando a sua família?

A decisão é sua!!!

Profº Hygor Duarte

Preparatórios: CPA10, CPA20 e CEA

Informações: Mari (15)3229.2990 - Whats (15)98160.3404

#sindnews

Posts recentes

Ver tudo

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo