Reunião de Negociação - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Nesta quinta-feira (25/08), houve a reunião de negociação coletiva da Caixa Econômica Federal, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Participaram da reunião as federações, sindicatos e associações dos empregados da CAIXA convidadas. Pela CONTEC, a coordenação foi feita pela diretora de Finanças, Rumiko Tanaka; pela CAIXA, o superintendente nacional, Sebastião Martins de Andrade.

Durante a reunião, as comissões CONTEC e CAIXA debateram várias cláusulas. Os representantes da CAIXA informaram que as cláusulas econômicas seguirão a contraproposta FENABAN, que deverá ser apresentada na segunda-feira (29/08), no Maksoud Plaza, às 10h, em São Paulo.

Quanto à recomposição do poder aquisitivo, a CAIXA alegou não fará porque entende que a mesma já foi feita quando passaram adotar as novas tabelas salariais. A Comissão CONTEC, no entanto, insistiu que os salários da CAIXA são os mais defasados no processo de perdas inflacionárias e que propõe seguir discutindo nas Mesas Permanentes de Negociação.

A Comissão CAIXA, sobre as outras cláusulas, respondeu com a manutenção da mesma redação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) revisando.

Durante as argumentações da Comissão CONTEC, a CAIXA negou grande parte da pauta de reivindicação aprovada no XLV Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, realizado em Fortaleza nos dias 4 e 5 de agosto. A Comissão CONTEC argumentou com convicção que a CAIXA poderá melhorar as condições de trabalho, contratando mais e remunerando melhor seus empregados. A Comissão CONTEC afirmou que apenas com os lucros originários das cobranças de tarifas bancárias, a CAIXA está arrecadando até duas folhas de pagamento de pessoal. No entanto, a comissão CAIXA afirmou que não poderá contratar novos empregados, apenas aqueles aprovados em concurso que ingressaram na justiça.

VALE CULTURA - A Comissão CAIXA afirmou que benefício será concedido até dezembro deste ano em função da Lei nº12.761/12, artigo 10, que transcrevemos: “Art. 10. Até o exercício de 2017, ano-calendário de 2016, o valor despendido a título de aquisição do vale-cultura poderá ser deduzido do imposto sobre a renda devido pela pessoa jurídica beneficiária tributada com base no lucro real.” No entanto, a comissão CAIXA entende também como a Comissão CONTEC, que o vale-cultura foi muito positivo, estimulando os empregados ao acesso a vários meios culturais como a leitura constante de diversos livros.

AGÊNCIA BARCO – CAIXA pretende seguir discutindo, em Mesa Permanente de Negociação, as condições dos empregados das Agências Barco, localizadas nos estados da Bahia, Amazonas e Pará.

FUNCEF – Após várias colocações da Comissão CONTEC, a CAIXA propôs a criação de um fórum de debate quadripartite para aprofundar os assuntos específicos referentes aos problemas do fundo de pensão e seus impactos no futuro. A Comissão CONTEC cobrou responsabilidade da CAIXA com relação aos maus negócios, a má gestão e vários encaminhamentos desastrosos que culminaram no déficit da FUNCEF, fazendo com que seus empregados pagassem essas dívidas.

CAIXA-EXECUTIVO – A Caixa informou que a área de modelagem ainda não definiu o modelo de atuação do caixa-executivo. O que tem dificultado às negociações sobre esse tópico. Inclusive, com a prática de criar o caixa-minuto, causando até prejuízos financeiros.

COMISSÕES TEMÁTICAS - A Comissão CAIXA disse que não pretende formar as comissões temáticas. E concordou com a Comissão CONTEC para que os temas sejam passados para a Mesa Permanente de Negociação, que teria na pauta dos seguintes temas: Terceirização, Plano de Saúde, SIPON, Promoções, Lotações Necessárias - LNP, Processo Seletivo - PSI, Assédio Moral, Isonomia, Licença Prêmio, ATS , ESU2008 , PFG, CTVA, Correspondente Bancário, PFG, Condições de Trabalho, Comissão de Conciliação Prévia e Gestão de Desempenho de Pessoas.

A Comissão CAIXA propõe manter do ACT revisando: ISENÇÃO DE TARIFAS E ANUIDADES; JUROS DO CHEQUE ESPECIAL E OPERAÇÕES DE CRÉDITO; AUSÊNCIAS PERMITIDAS; ESCALA DE FÉRIAS / LICENÇA PRÊMIO; JORNADA DE TRABALHO; LICENÇA MATERNIDADE; LICENÇA ADOÇÃO; ESTABILIDADES PROVISÓRIAS DE EMPREGO; INDENIZAÇÃO POR ASSALTO / SINISTRO; MULTA POR IRREGULARIDADE EM CHEQUE; PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE – SAÚDE CAIXA; SUPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA; PROCEDIMENTO EM CASO DE ASSALTO E SEQUESTRO; LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE; TRABALHO DA GESTANTE; CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES; COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO; INTERVALO PARA DESCANSO; COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO; HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES CONTRATUAIS; DESCONTO ASSISTENCIAL; DESCONTO DA MENSALIDADE SINDICAL; LIBERAÇÃO DE DIRIGENTE SINDICAL; DELEGADOS SINDICAIS; QUADRO DE AVISOS E COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA; UTILIZAÇÃO DE MALOTE; REUNIÕES; SINDICALIZAÇÃO; e, NEGOCIAÇÃO PERMANENTE.

Após as argumentações e insistência do pleito pela Comissão CONTEC, a reunião foi suspensa para dar continuidade no próximo dia 31/08, às 15h, em Brasília-DF, em local ainda a ser definido e informado posteriormente. Caso as negociações da FENABAN, marcada para a próxima segunda-feira (29/08), tenham evolução, a reunião com a CAIXA poderá ser transferida para São Paulo.

AVALIAÇÃO - A Comissão CONTEC avaliou que a maioria dos pedidos foram negados, a CAIXA apenas propôs a renovação da maioria das cláusulas do ACT revisando. Pedimos que todas as entidades, juntamente com os bancários, mantenham mobilizados os empregados da CAIXA para os próximos passos da atividade da Campanha Salarial 2016/2017. A Comissão CONTEC entende que não houve nenhuma evolução e avanços nesta segunda reunião de negociação.

ORIENTAÇÃO – Informar os bancários e empregados da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL sobre a marcha das negociações. É IMPORTANTE manter forte e firme a mobilização de toda a categoria, promovendo as atividades deliberadas em cada entidade. Pedimos que encaminhem fotografias e informações desta Campanha Salarialcomunicacao@contec.org.br para que possamos ampliar a divulgação das atividades e ações.

Fonte: Diretoria Executiva da CONTEC

#2 #caixafederal

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo