Reunião de Negociação da Mesa Permanente Caixa Econômica Federal


Participaram da reunião, a CONTEC, FEDERAÇÕES, SINDICATOS e as Associações colaboradoras CAIXA. A Comissão CONTEC foi Coordenada pela Diretora de Finanças Rumiko Tanaka e a Comissão CAIXA, Coordenada pelo Gerente Executivo Jose Isaac Arantes Freitas e demais membros da CAIXA. A Reunião teve início com itens da Pauta apresentada pela Comissão CONTEC:

AGÊNCIA VIRTUAL

O gerente Nacional da GEPLA, apresentou uma síntese sobre o pré projeto da Agência Virtual, durante a exposição esclareceu que o objetivo principal é atender o seguimento de Alta Renda, quem não vai a Agência, então, poderá contar com diversos canais de comunicação virtual. O horário de atendimento será de 8h às 22h. Este atendimento será feito pelos empregados em forma de revezamento cada um cumprindo sua jornada de trabalho. A equipe deste atendimento virtual deverá ser qualificada, ter conhecimento tecnológico e realizar negócios na área de atendimento. A equipe deverá ter certificação Anbima e reunir condições para o novo desafio. A composição desta equipe será composta por 2 (dois) gerentes e 4 (quatro) empregados num total de (6) seis pessoas. Mesmo com a adaptação dos horários, a jornada não será extrapolada. Cada carteira gerencial contará com até mil clientes. Atualmente a agência piloto é a Sul de Goiás. Novas unidades virão nas localidades de Campinas, Brasília Norte, SR Ipiranga e SR Rio Sul. A Comissão CAIXA informou que a intenção é acompanhar o mercado financeiro e dar atendimento segmentado na Agência, prospectar a ideia de relacionamento, gerar negócios e gerar um canal para aperfeiçoar o relacionamento com os clientes em potencial. A construção do Projeto Piloto a ser executado está em fase de construção. A Comissão CONTEC solicitou a Comissão CAIXA que ao definir o Projeto Piloto as informações fossem repassadas para acompanhamento

SEGURANÇA BANCÁRIA

A Coordenadora da Comissão CONTEC citou um fato ocorrido no Vale do Ribeira – SP, sobre Segurança. Após a instalação de um aparelho de ar condicionado de forma precária na parede, o assaltante subiu na escada retirou o aparelho e com facilidade, entrou na tesouraria levando todo numerário. A Comissão CONTEC pediu que todas as reformas em unidades da CAIXA fossem feitas de forma conjunta com a equipe de Engenharia e de Segurança, para evitar que casos como este ocorra. A Comissão CONTEC pediu que fosse agendada reunião específica sobre SEGURANÇA BANCÁRIA.

AVALIADOR DE PENHOR

A Comissão CONTEC contestou a CAIXA quanto a comunicação de retirada da parcela de insalubridade/periculosidade da remuneração dos avaliadores de penhor. Informou a Caixa estar de posse de vários laudos onde apontam os riscos à saúde do empregado quando em contato com os produtos químicos. A Comissão CONTEC não só solicitou o restabelecimento da parcela como pediu que houvesse a devida VALORIZACÃO destes empregados da CAIXA que há tempo vem solicitando. A CAIXA informou a existência de 724 laudos técnicos estabelecendo condições salubres para o manejo de tais produtos. Após colocar os referidos laudos à disposição, solicitou, que se pertinente a CONTEC poderia apresentar seus laudos para avaliação. Informou que o prazo para os questionamentos e apresentação de laudos que se oponham aos seus, findará em 90 dias, data esta que ainda será mantida a parcela. A CONTEC deixou claro que mantem sua posição com relação aos malefícios que os produtos geram para a saúde do avaliador de penhor e comprova a existência da insalubridade neste segmento devendo fazer uma nova avaliação para se posicionar a respeito.

PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

A Comissão CONTEC solicitou que houvesse um acompanhamento no procedimento dos exames do PCMSO por parte do Coordenador do Programa na CAIXA, tendo em vista, que alguns exames são feitos em locais inadequados, inibindo os empregados a dialogar com o médico pois são feitos em frentes aos demais empregados. Sobre os exames complementares, como consta na NR 7, os médicos devem, alem de detectar doenças ocupacionais, diagnosticar outras doenças solicitando exames complementares para o devido tratamento visando a saúde dos empregados. A Comissão CONTEC solicitou que este ponto de pauta fosse aprofundado no Grupo de Saúde da CAIXA.

Processo de Reestruturação

A Comissão CONTEC informou que este tema tem causado pânico e preocupação nos empregados. Existe uma sonegação de informações, não deixando transparecer o que realmente é o objetivo da Caixa. Para a próxima reunião cobramos uma posição clara da Caixa sobre o tema, suas implicações e alcance.

Caixa Executivo

Comissão CONTEC indagou sobre o CAIXA MINUTO, porque em algumas unidades estão sendo feito pressões aos empregados com comissão de Caixa. Na oportunidade foi denunciado todo tipo de arbitrariedade que vem ocorrendo com os empregados caixas. Desde a pressão sobre o número de autenticações, orientações para não receber determinadas contas no guichê de caixa alguns praticando até crime de Assédio Moral. As determinações e regulamentação do Banco Central são claras quanto aos deveres dos bancos

Sobre o Caixa Minuto, a Comissão CONTEC informou que já começaram aparecer problemas, a concentração está sendo dificultada, pois além de ficar no caixa é preciso fazer outros serviços. Entendemos que a CAIXA quer transformar em empregados em quebra-galhos, principalmente em dias de pico. Lamentamos esta posição da CAIXA em pretender eliminar o Caixa Executivo, com função e Comissão.

A Comissão CAIXA esclareceu que não existe nenhum estudo para redução do número de Caixas e que a intenção é não ter novas efetivações, já que os futuros Caixas receberiam por minutos trabalhados. Também manifestou-se contrária a qualquer determinação para que não seja recebida contas nos guichês quando procurados pelos clientes, conforme determinação do próprio Banco Central.

Tesoureiros

A Comissão CONTEC indagou sobre a função de tesoureiro para dar aos empregados mais tranquilidade diante de tantos comentários sobre mudanças. A Comissão CAIXA respondeu que não existe nenhuma alteração na função de tesoureiro até o momento, mas que não vê problemas em aproveitá-los também em outras atividades afins. A Comissão CONTEC manifestou sua posição para que a função do tesoureiro fosse mais VALORIZADA, pois se trata de um serviço vital para a empresa e questionou os representantes da Caixa quanto a regularização da jornada de 6 horas dos Caixas, conforme prevê a legislação para a categoria bancária.

FUNCEF

Diante de um tema tão importante a ser tratado pelas Comissões e para discutir o passivo, os investimentos, a gestão, bem como discutir uma solução para que os empregados não se responsabilizem pelos atos de gestão da Funcef. Existe grande frustração da categoria perante a situação atual. A caixa manteve seu posicionamento de que a regra é a paridade, seja no lucro ou no prejuízo e informou que já vem assumindo o passivo judicial no tocante ao tíquete e cesta alimentação e os abonos, ficando os demais temas a critério das decisões judiciais. A Caixa ficou de agendar reunião para seguir com os Assuntos Específicos da FUNCEF.

INCORPORAÇÃO

A Comissão CONTEC questionou sobre a nova posição adotada pela Caixa sobre nova metodologia e critérios para descomissionamento. A Caixa informou que estas regras já existiam no papel e que nunca se utilizou delas. Todavia, avalia utilizá-la não como forma punitiva ou de se evitar a incorporação, mas tão somente para que se mantenha a qualidade e o resultado do exercício da função.

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL NAS UNIDADES

A Comissão CONTEC informou sobre a falta de pessoal nas unidades. Hoje a Caixa só admite novos empregados via judicial e a disputa nas unidades é grande quando fica sabendo que haverá posse de novos empregados. A Comissão CONTEC pediu uma solução para esta situação tão difícil que é a falta de empregado que é o mais importante para a unidade, o. A Comissão CAIXA respondeu que não existe autorização Governamental para novas contratações e nem dotação orçamentária para tal.

EMPREGADOS QUE NÃO ADERIRAM AO SALDAMENTO E CONQUISTARAM O DIREITO A ADESÃO AO E.S.U.. 2008 e PFG

VIA JUDICIAL - A Contec solicitou da Caixa que seja regularizada a situação dos empregados junto a FUNCEF com relação a paridade na aposentadoria. Atualmente a FUNCEF vem negando a paridade a estes empregados no tocante a diferença de remuneração alcançada judicialmente através da adesão ao E.S.U. 2008, bem como ao PFG. Os representantes dos empregados informaram que o regulamento REG REPLAN trata da paridade e das contribuições sobre a remuneração (salário base) do empregado, o que lhe daria o direito de se aposentar com a média dos últimos 12 salários. A Caixa informou que esta é uma prerrogativa da FUNCEF que tem seu regulamento próprio e é quem decide a questão, visto que, a majoração dos salários via E.S.U. 2008 e PFG trazem impacto para a reserva matemática constituída para este fim. Informou que somente as decisões judiciais serão cumpridas e até o momento não há nada resolvido administrativamente neste sentido pela FUNCEF.

AJUSTES NO VALOR DAS DIÁRIAS

A Comissão CONTEC solicitou a CAIXA um ajustamento nos valores das diárias pagas aos empregados da Carreira Profissional. A CAIXA respondeu que no momento não seria possível, mas que depois iria tratar deste assunto.

DIRIGENTES SINDICAIS

A Comissão CONTEC solicitou que a CAIXA mantivesse sempre nas bases de origem.

DIMENSIONAMENTO – Local de Trabalho

A Comissão CONTEC, solicitou da CAIXA, informações do número de empregados nas unidades após aposentadorias, PAA. Pois em várias unidades, a falta de empregados é notória.

v Ao final da Reunião de Negociação da Mesa Permanente, a coordenadora da CONTEC Rumiko Tanaka solicitou agendamento ao Coordenador da CAIXA, José Isaac Arantes Freitas, o Cronograma de Reuniões de Negociações Coletivas para iniciamos a discursões da Pauta Reivindicações CAIXA 2016/2017.

Orientação

Pedimos que as entidades repassem esse informe aos empregados da CAIXA. As Sugestões deverão ser encaminhadas para comunicacao@contec.org.br.

Fonte: Contec

#2 #caixafederal

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo