• Sindicato dos Bancários

Caixa Federal anuncia reestruturação, sem debate com sindicatos


A presidente da Caixa Federal, Miriam Belchior, anunciou dia 10 de março, durante reunião com o movimento sindical e Fenae, em Brasília, projeto de reestruturação que teve início no mesmo dia na matriz. Os representantes dos empregados criticaram a posição da Caixa Federal que, novamente, adota medidas de forma unilateral, sem diálogo algum. Para representantes do movimento sindical, foi um encontro muito rápido, no qual nos foram apresentados os eixos estruturantes e os objetivos da empresa. Não houve nem debate e negociação, já que o movimento sequer conhecia esse projeto. Os representantes dos empregados aproveitaram o momento e reafirmaram a defesa da Caixa Federal 100% pública.

Extinção de Reret

A reestruturação anunciada tem prazo para ser concluída: 15 de abril. Começa pela matriz, passa pelas filiais e depois se estende para as agências. Segundo a presidente Miriam Belchior, as mudanças visam adequar a instituição financeira pública ao atual cenário econômico e torná-la mais ‘eficiente e competitivo’. A diretoria da Caixa Federal, inclusive, pretende liberar empregados da matriz para filiais, centralizadoras e redes. Com base no modelo adotado, serão extintas 437 gratificações e 32 unidades da estrutura da matriz. E mais: está definida a extinção das atuais Reret (Representação de Retaguarda), em decorrência da “centralização do processo de conformidade por imagem, com a disponibilização de dados em nuvem e fila única, o que irá ‘colaborar’ (grifo nosso) com a qualidade dos negócios da Caixa, trazendo o conceito do banco digital”. Resultado: grande parte dos empregados migra para as agências.

O movimento sindical critica a postura da Caixa pelo impacto que a reestruturação terá na vida dos funcionários. O movimento sindical entende que a Caixa Federal deve cumprir o negociado, o acordado, como é o caso de novas contratações, e discutir com todos os envolvidos no processo.

Fonte: Fenae

#1 #caixafederal

Seguir:

9 9784-7687

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo