• Sindicato dos Bancários

Por quê mesmo estamos em greve?


Com o país vivendo um momento de crise onde a indústria recuou mais de 6% no primeiro semestre e o comércio tendo registrado a maior queda nas vendas desde 2003, o lucro dos bancos bateu recordes. Somados, os ganhos dos quatro maiores bancos cresceram mais de 40% no primeiro semestre, na comparação com os primeiros seis meses de 2014.

Internamente o sistema que mais cresce no Brasil atualmente também remunera muito bem seus executivos, R$5,035 milhões é quanto ganha um alto executivo de um banco no Brasil na média por ano, isso significa um salário de R$419 mil por mês.

Se consideramos a expectativa média de vida de um brasileiro, que é de 75 anos, e o salário médio do bancário, seria necessário trabalhar 201 anos, sem gastar nada para conseguir ganhar tudo isso. Se considerarmos um bancário que ganhe o piso da categoria, seriam necessários 210 anos de trabalho.

Se fizermos uma análise da inflação, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) acumula taxa de 9,31% em 12 meses, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI ficou em 1,42%, em setembro deste ano, taxa superior aos índices de 0,4%, registrado em agosto deste ano, e de 0,02%, verificado de setembro do ano passado. A alta da taxa de setembro, em comparação a agosto, foi puxada pelos preços no atacado e no varejo.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de 0,44% em agosto para 2,02% em setembro. Já a inflação do Índice de Preços ao Consumidor, que mede os preços no varejo, subiu de 0,22% para 0,42% no período.

O Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,59% em agosto, para 0,22% em setembro. O IGP-DI é calculado com base em preços coletados entre os dias 1º e 30 do mês de referência, tudo isso arrocha em demasia a economia e reduz o poder de compra do assalariado.

Mesmo assim, diante de todos esse números, os bancos registram altos índices de crescimento e lucratividade e tudo isso em plena crise. Para os bancários, com uma inflação quase batendo nos 10% ao ano, os bancos "ofereceram" o indice de reajuste 5,5%. Não há como não estar em greve, não há melhor explicação para a greve.

Fonte: FEEB-PR

#sindnews

0 comentário

Seguir:

Endereço

Telefone

(15) 3229.2990

Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Preencha o formulário abaixo